Quase nem se dá conta, mas todos os dias são inúmeros os códigos que utiliza para aceder aos mais variados serviços essenciais ao seu dia-a-dia. O código para desbloquear o telemóvel, a password para entrar no computador, outra diferente para aceder ao e-mail e ainda ter decorados todos os PIN’s dos seus cartões.
Já lhe aconteceu chegar a altura de pagar a conta e não se lembrar do PIN do cartão de crédito? No meio de tantos códigos e cartões que utiliza, não tinha a certeza de qual o PIN do seu Mastercard? Se calhar estava a fazer confusão com o do cartão Visa ou será que estava a misturar os dois?
Esqueceu-se do PIN do cartão de crédito… E agora?
No passado, em caso de esquecimento do PIN do cartão de crédito, tinha de efetuar um novo pedido de cartão. Hoje em dia, alguns bancos já dão a possibilidade de reaver o PIN através de contacto telefónico ou dirigindo-se diretamente à sucursal para efetuar um pedido de emissão de novo código.
Em algumas instituições financeiras pode também efetuar o pedido online no site ou na aplicação das mesmas e receber o seu novo código em casa por correio ou via SMS no seu telemóvel.
Uma vez que o procedimento para reaver o PIN do cartão de crédito pode variar de banco para banco, o mais indicado será consultar o site da respetiva instituição financeira para que possa saber quais as opções que tem disponíveis, optando pela mais viável para si, e ainda informar-se sobre possíveis custos associados que este serviço possa ter.
Alterar o código PIN
Para evitar esquecer-se do código, tem a possibilidade de alterá-lo para uma combinação de dígitos que lhe seja mais familiar e, desta forma, mais fácil de memorizar.
Quando recebe o seu cartão de crédito ou quando pede um novo PIN, este é definido pela instituição emissora. Porém, se se dirigir a uma caixa Multibanco, consegue facilmente alterá-lo. Para isso basta inserir o cartão na máquina, escolher a opção “Outras Operações” e de seguida selecionar “Alteração de Código Secreto”.
Ser-lhe-á pedido que insira um novo conjunto de quatro dígitos à sua escolha, passando esse a ser o seu novo código PIN do cartão de crédito.
Utilizar o cartão de crédito sem precisar de PIN
O ideal é que memorize o PIN do cartão de crédito, mas, no entanto, se por acaso lhe der uma branca e não se lembrar do código, existem formas de conseguir levantar dinheiro ou fazer pagamentos sem precisar do mesmo.
#1 -Tecnologia contactless
Uma das formas de utilizar o cartão sem necessitar do seu código PIN é através da tecnologia contactless que, hoje em dia, grande parte destes produtos tem e muitos estabelecimentos também já disponibilizam este método de pagamento.
É muito simples: para efetuar a transação basta aproximar o seu cartão a menos de quatro centímetros do TPA (Terminal de Pagamento Automático) utilizado para fazer o pagamento e este fica concluído.
#2 – MB WAY
Também pode efetuar pagamentos e levantar dinheiro com o MB Way sem precisar do PIN do cartão de crédito. Para usufruir deste serviço basta ter a app MB WAY instalada no seu smartphone. Esta aplicação permite-lhe levantar dinheiro no Multibanco, fazer transferências e efetuar compras online.
Há ainda a possibilidade de pagar com MB WAY diretamente num TPA caso o comerciante tenha essa funcionalidade disponível. Para saber se é possível, basta, na altura do pagamento, reparar se a máquina apresenta um QR Code. Se sim, pode utilizar a app, escolhendo a opção “Pagar com MB WAY” na sua aplicação e capturar o QR Code visível no TPA ou apresentar o código de barras que aparece no seu ecrã do telemóvel ao comerciante.
Em breve só precisará da impressão digital
Brevemente, não saber o PIN do cartão de crédito vai deixar de ser um problema. Empresas como a Mastercard e a Visa estão a desenvolver cartões com leitores de impressão digital.
O objetivo desta tecnologia é proporcionar mais segurança e comodidade ao cliente, pois evita a necessidade de memorizar e digitar o código sempre que necessita de efetuar pagamentos.
Para usufruir desta tecnologia basta que coloque o seu dedo sobre o leitor de impressões digitais, que está incorporado no próprio cartão, deixando de ser necessário colocar o código PIN. Isto obriga a que a pessoa que está a fazer a transação seja o próprio dono do cartão em causa.
Até à implementação mais generalizada deste mecanismo, tente não se esquecer do PIN do cartão de crédito. É mais seguro que o memorize e não ande com este apontado na carteira, pois todos os cuidados são poucos para evitar roubos e fraudes.