A pele tatuada é muito sensível ao Sol, e isto é verdade tanto no momento em que é feita como uns anos mais tarde. A proteção contra os raios UV é realmente importante.
Tatuagens recentes ao Sol: a proteção UV natural da pele é danificada assim que uma tatuagem é feita. Se a tatuagem é exposta aos raios UV podem facilmente desenvolver-se queimaduras solares, inflamações ou alergias. Por esta razão, deve evitar a expor a tatuagem ao Sol durante um período de 6 a 8 semanas. Atenção: As idas ao solário também são um não durante este período de cicatrização.
Tatuagens antigas e os raios UV: Mesmo anos mais tarde a pele tatuada continua a ser particularmente suscetível a queimaduras solares. Tenha em conta que os raios UV podem fazer a tatuagem desaparecer. Se a sua obra de arte é exposta ao Sol sem proteção, ela pode perder o brilho e rapidamente ficar com aspeto gasto. E a razão é que os raios UV podem destruir os pigmentos de cor da própria tatuagem.
Precisa de um protetor solar especial para tatuagens?
Embora existam protetores solares especiais de tatuagem, os protetores especiais para tatuagens, os protetores que combinam um cuidado e proteção UV, também são adequados a esta situação. É recomendada a aplicação de um produto com FP 50.
Para tatuagens cicatrizadas recentemente, o protetor solar para pele sensível, que é livre de perfumes, reduz o risco de irritação da pele.
Para manter a sua tatuagem bonita e viva por muito tempo, deve ter cuidados especiais no verão – especialmente se a tatuagem ainda for nova.
As tatuagens recentes precisam de uma atenção especial e cuidados específicos para uma boa cicatrização, que é fundamental para que a tatuagem fique bonita e viva durante mais tempo. Deve haver um cuidado minucioso com a radiação UV, tanto no dia-a-dia como quando for de férias:
O suor, por vezes, dificulta o processo de cicatrização da tatuagem. Dica: Opte por roupas confortáveis e respiráveis.
Evite praias, piscinas, saunas e atividades aquáticas nas primeiras 6-8 semanas após fazer a tatuagem. Isto porque a pele pode amolecer e ficar irritada com cloro e água salgada.
Tenha cuidado ao caminhar na praia. Se a areia entrar em contacto com a pele recém-tatuada, as bactérias podem deixar a ferida infetada.
Procure uma sombra, especialmente à hora do almoço quando a exposição à radiação UV é maior.
No princípio deve evitar a radiação solar por completo. Se a tatuagem tiver cicatrizado (após cerca de 6-8 semanas) pode aplicar protetor solar em conjunto com a pomada da tatuagem
3 DICAS DE VERÃO PARA TATUAGENS ANTIGAS
No verão, o recomendado é aplicar protetor solar com fator de proteção solar alto a muito alto (FPS 30-50 +) na tatuagem. Isto aplica-se até para os tipos de pele mais escuras.
Além da proteção solar no rosto e corpo, deve ter um cuidado especial com a área tatuada. A reaplicação deve ser feita de 2 em 2 horas. Porquê? Com os banhos, areia, suor e secagem com a toalha, a proteção vai desaparecendo gradualmente.
Esteja atenta à meteorologia de hoje e dos próximos dias. Assim vai estar preparada para tomar as medidas certas para proteger a pele e desfrutar de cada dia de sol!