Partilhar

Covid-19. O estranho caso do paciente que afirma ter sofrido um efeito adverso após ensaio clínico

Caso relativo à vacina da AstraZeneca continua por esclarecer apesar de não existirem indícios claros de que a administração da vacina possa ter sido responsável. São apontadas motivações financeiras por detrás das queixas do paciente.

2 Dezembro 2020
Forever Young

Já passou mais de um mês desde que foi relatado um alegado ‘acontecimento adverso’ durante o ensaio da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, na Índia, mas até à data o regulador sanitário do país não comentou a situação. Os ensaios não foram suspensos em nenhum momento.

O incidente teve lugar em Chennai, no sul da Índia, no mês passado, durante os ensaios da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela AstraZeneca em conjunto com Universidade de Oxford.

Um acontecimento adverso é definido como qualquer problema médico inesperado que envolve alguém que tenha tomado um produto farmacêutico. A 1 de outubro, um voluntário com 40 anos recebeu a vacina, mas dez dias depois queixou-se de uma forte dor de cabeça, seguida de vómitos.

Enviou então uma notificação legal ao Serum Institute of India (SII), que está a desenvolver a vacina da AstraZeneca na Índia, e também à autoridade nacional reguladora de medicamentos, solicitando 50 milhões de rupias (cerca de 555 mil euros) em danos.

De acordo com o aviso legal, houve uma mudança de comportamento do voluntário: desenvolveu uma estranha irritação ao luz e ao som. O hospital que o tratou após as queixas observou que estava “desorientado”, de acordo com relatos dos meios de comunicação locais. Durante a sua hospitalização, de 11 a 26 de outubro, foi submetido a um exame médico extensivo.

A esposa do paciente disse ao The Hindu que embora o estado do seu marido tenha melhorado desde outubro, ele ainda não recuperou totalmente e ainda vai consultar outro neurologista.

O SII defendeu o julgamento e apresentou um pedido de indemnização por danos superiores a 1 bilião de rupis (11,27 milhões de euros) pelas suas alegações nos meios de comunicação social contra a vacina, que considera “maliciosas e mal concebidas”, uma vez que o voluntário foi “especificamente informado pela equipa médica de que as complicações que sofreu eram independentes do ensaio da vacina a que foi submetido”.

“Embora o Instituto Serum da Índia seja solidário com a condição médica do voluntário, não há absolutamente nenhuma correlação com o ensaio da vacina e a condição médica do voluntário. O voluntário está a colocar falsamente a culpa pelos seus problemas médicos no ensaio da vacina contra a covid”, disse um porta-voz do SII aos media locais.

“É evidente que a intenção por detrás da divulgação de tal informação maliciosa é um motivo monetário”, acrescentou.

Até agora, o regulador de saúde da Índia tem permanecido em silêncio sobre o alegado acontecimento adverso e não houve qualquer declaração oficial. O SII está a realizar ensaios clínicos da vacina na Índia em 15 centros diferentes com pelo menos 1600 participantes.

 

 

Fonte: Executive Digest

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 5 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 6 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 7 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 8 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 9 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 10 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 11 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.