Alimentos processados
Não é apenas o alto teor de conservantes que coloca esses alimentos como inimigos de uma dieta equilibrada, já que eles também são ricos em sódio. Ou seja, além de serem refeições de alto valor calórico, levam a uma maior tendência à retenção de líquidos. Assim, a pele pode apresentar uma aparência mais desgastada, com inchaço.
Fritos
Por mais saborosas que sejam, os fritos prejudicam a saúde da pele por contribuir com o aumento da oleosidade, espinhas, cravos e outras erupções cutâneas. Além disso, os radicais livres libertados no óleo a altas temperaturas provocam perda da elasticidade da pele.
Açúcar
Responsável por acelerar a degradação do colágeno, o açúcar é considerado nocivo para a pele. Por estar presente em tantas refeições, começando pelo próprio café, ele merece atenção. O açúcar também é associado à desidratação da pele, deixando-a com aspeto mais seco e envelhecido.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas geram inúmeros danos para o organismo, e isso não é diferente para o rosto, que fica com um aspeto mais envelhecido. O consumo de álcool é ainda associado ao aumento de rugas. A desidratação concorre de forma bastante pronunciada, explicando o porquê das ressacas serem tão incómodas.
Bolachas de arroz
Ironicamente, um snack que ganhou popularidade nas dietas fitness figura entre as opções alimentares que não são saudáveis para a pele. As bolachas de arroz possuem altos níveis glicémicos e, portanto, faz mal à saúde da pele.
Barras de chocolate
Possuem açúcar em altas quantidades, com algumas formulações apresentando gordura hidrogenada na composição.
Pão e massas não integrais
Farinha de trigo refinada oferece riscos para a pele. Por perderem as fibras durante a preparação da farinha, as massas deixam muito a desejar quando consideramos o seu valor nutricional.