Partilhar

Porto d’Abrigo do Zoomarine devolve tartarugas ao mar em Portimão

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão. Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação. Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo. A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar. Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar. Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.” A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a…

19 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão.

Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação.

Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo.

A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar.

Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar.

Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.”

A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a sul da Barra de Portimão, graças ao apoio da Marinha Portuguesa, que disponibilizou os meios que tinha contemplados para uma ação de patrulhamento marítimo, de modo a que fosse possível proceder à devolução da Vanora e da Ukiyo ao habitat natural em segurança e sem a criação de uma pegada ambiental para tal.

As duas tartarugas integram uma das espécies de tartarugas marinhas mais comuns nas águas portuguesas, na lista de espécies protegidas e declaradas como “vulnerável”, da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Mais Recentes

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 6 minutos

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 9 minutos

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 41 minutos

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 45 minutos

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 53 minutos

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 1 hora

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 1 hora

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 1 hora

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 2 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 2 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 2 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 2 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 3 horas

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.