VERDURAS: Se estiverem molhadas escorra o excesso. As hortaliças são muito resistentes a água, mas se tiverem uma parte amassada o melhor é secar. Para guardar envolva a hortaliça em papel de cozinha ou num pano de prato limpo, e coloque dentro de um recipiente fechado.
Este absorvem o excesso de água, sem retirar a humidade. Não seque completamente as folhas antes de guardar, pois sem humidade, a verdura vai murchar mais rápido.
LEGUMES: Com casca lisa, como a beringela, o pepino, o tomate, pode lavar, enxugar bem e guardar. Outras hortaliças como alcachofra, brócolos, couve flor, aspargos e semelhantes não devem ser guardados lavados, por ser muito difícil lavar sem os machucar e secar corretamente.
NO FRIGORIFICO: Não demore muito tempo para guardar os alimentos que devem ir para o frio, pois este é a melhor tecnologia que temos para desacelerar a perda.
FORA DO FRIGORIFICO: Não precisam ir para o frio os alimentos que são naturalmente órgão de reserva, como a batata, o alho, a cebola, o inhame. A humidade do frigorifico pode favorecer o apodrecimento. O recomendável é serem conservados na área mais fresca e escura da cozinha, protegidos do vento.