<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Requalificação de aldeia histórica portuguesa vence prémio ibérico de arquitetura

15 Junho 2024
Forever Young com Lusa

O projeto de requalificação da praça central e do posto de turismo do Piódão, no concelho de Arganil, venceu o prémio ibérico FAD (Fomento de las Artes y del Diseño), na categoria Cidade e Paisagem.

“Ficamos muito orgulhosos e satisfeitos com esta nova distinção internacional”, salientou hoje o presidente da Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Luís Paulo Costa, trata-se do principal prémio de arquitetura ibérica, “o que atesta a qualidade e a relevância da obra, não só pelo impacto muito positivo que tem na vida das pessoas, mas também pelo seu contributo como boa prática arquitetónica”.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento do município de Arganil de cerca de 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O projeto dos arquitetos Paula del Rio e João Branco permitiu devolver o espaço às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social.

Para o presidente da Câmara de Arganil, a obra realizada no Piódão “é um excelente exemplo de como a arquitetura simples e totalmente enquadrada com o lugar e com as técnicas tradicionais pode fazer a diferença e tornar-se uma referência internacional”.

O município sublinhou ainda que o júri dos prémios FAD destacou a forma como “a complexidade formal do largo foi resolvida com a introdução de um espaço circular de xisto e ardósia sem inclinações nem passeios, que funciona como ‘ponto de encontro’ dos habitantes da aldeia”.

“A intervenção discreta não faz distinção entre o novo e o antigo nesta praça – anteriormente ocupada por automóveis – que serve de entrada principal da aldeia”, lê-se no comunicado da Câmara.

De acordo com a autarquia, para a conquista deste galardão, que é dos mais antigos e prestigiados do setor, contribuiu também o facto de a obra surgir como um modelo de combate ao esquecimento e despovoamento das aldeias do Interior.

Os prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo são promovidos desde 1958 e distinguem anualmente as melhores obras de arquitetura concretizadas em Portugal e Espanha.

Em maio, o projeto recebeu uma distinção do Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe, na categoria Arquitetos Emergentes, atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas na Europa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, sediada em Barcelona, Espanha.

AMV // SSS

Lusa/fim

Mais Recentes

8 em cada 10 portugueses vão viajar este verão durante as férias e vão gastar mais de mil euros por pessoa

há 5 minutos

Ácido clorídrico: conheça os perigos do material derramado no porto de Leixões

há 38 minutos

Roupa guardada e com perfume irresistível? Sim, é possível: descubra como já de seguida

há 48 minutos

Estudo revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

há 1 hora

Investigadores portugueses mostram impacto de terapia inovadora no tratamento de doença da visão

há 2 horas

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 2 horas

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 18 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 18 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 18 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 19 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 19 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 19 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 20 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 20 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 20 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 21 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 21 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 21 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 22 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.