Coma de 3 em 3 horas
Quando deixamos de fazer uma refeição por não termos fome ou tempo, com certeza que a próxima refeição será em quantidade maior do que o necessário.
A refeição deve ser feita sem pressa
Coma devagar e mastigue bem. Segundo Marisa Coutinho, nutricionista dos Hospitais São Camilo, quando mastigamos adequadamente, damos tempo para o centro de saciedade do cérebro entender que estamos alimentados antes de ingerirmos um prato cheio.
Siga uma ordem para colocar a comida no prato
Ao fazer o seu prato, coloque inicialmente as saladas de folhas cruas, em seguida os legumes e verduras e, por fim, arroz, feijão e carne.
Os vegetais são os alimentos que mais promovem saciedade e devem ser consumidos em maior quantidade.
Fuja dos carboidratos simples
Nas refeições e na despensa de casa, evite alimentos ricos em carboidratos simples, como doces, bolos, pães e massas, pois são digeridos com maior rapidez e fazem com que a fome volte depressa.
Quando estiver a comer foque-se apenas nisso
Procure não comer enquanto assiste TV ou manuseia telefones e tablets. É importante que se concentre a saborear o que está a consumir o que lhe trará saciedade e, consequentemente, a redução no consumo de comida.
Aposte nas fibras
Aumente a quantidade de fibras e alimentos proteicos (aveia, pão integral, brócolos e amêndoas, entre outras) no cardápio diário. Aumentam a saciedade e, com isso, come menos e demora mais tempo para sentir fome.
Consuma mais água
Pelo menos 2 litros por dia – pois, muitas vezes, ao sentir sede, o organismo pode interpretar o sinal como vontade de comer. Evite ingerir líquidos ao almoço e ao jantar.