O chá matcha é um pilar da cultura do bem-estar, adotado tanto por celebridades quanto por especialistas em longevidade. Meghan Markle e Gwyneth Paltrow falaram sobre os benefícios desta bebida verde, que além de ser fonte de antioxidantes, também fornece energia sem o nervosismo do café.
Num mundo cada vez mais focado na saúde e no autocuidado, o matcha encontrou o seu lugar não só em chávenas, mas também em smoothies , sobremesas e até máscaras faciais.
Porém, além de tendência, o matcha é um poderoso aliado da saúde , principalmente nas fases da menopausa, onde pode oferecer benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e de bem-estar geral.
Matcha é um tipo de chá verde originário do Japão , conhecido por ser um dos mais concentrados em antioxidantes. O que diferencia o matcha dos demais chás é que, ao invés de ser infundido com água, o chá em pó é consumido integralmente, permitindo maior ingestão de nutrientes.
Este pó vem das folhas moídas do chá verde, que são cultivadas à sombra antes de serem colhidas, aumentando os seus níveis de clorofila e outros compostos benéficos.
Matcha é especialmente rico em catequinas, um tipo de flavonóide com poderosas propriedades antioxidantes . De entre eles, destaca-se o galato de epigalocatequina (EGCG), composto que tem sido objeto de inúmeros estudos pela sua capacidade de combater danos oxidativos e reduzir a inflamação.