Sintra integra, uma vez mais, a lista Top 100 Stories da Green Destinations ao vencer na categoria “cultura e tradição”, com a Rota dos Vinhos de Colares como uma das 100 melhores práticas de turismo sustentável.
Este Top 100 elege destinos que promovem a sustentabilidade e o turismo diferente, criando histórias memoráveis. A qualidade, replicabilidade, inovação e qualidade do que é sustentável, são fatores que fazem parte destas histórias a serem partilhadas.
Segundo a organização “as vinhas de Colares têm particularidades únicas, pois são plantadas na areia e cultivadas de forma sustentável e em harmonia com o ambiente natural. A vinha é um elemento crucial para o concelho de Sintra, tanto do ponto de vista económico como cultural. A produção de vinhos de elevada qualidade, com destaque para o Vinho Ramisco, um tinto de longa vida e incorporado, e a Malvasia de Colares, um branco aromático, tendo ambas as castas um carácter único, dada a particularidade dos solos onde são cultivadas”.
O sucesso dos vinhos de Colares é o resultado de um esforço coordenado que combina a preservação das tradições com a inovação e adaptação às condições modernas. O solo único, a influência do clima marítimo, a proteção legal através do DOC e estratégias eficazes de marketing e turismo têm sido fundamentais para garantir que os vinhos de Colares continuam a ser reconhecidos e apreciados a nível mundial, foram os fatores cruciais para que Sintra fosse vencedora na categoria “cultura e tradição”.
A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo 100 destinos e empresas como exemplos inspiradores de Turismo Sustentável para outros destinos, operadores turísticos e visitantes.