Em conjunto apresentam 12 receitas quase cientificamente testadas para dar tudo certo num jantar romântico. António Maçanita, Bordalo II, Francisca Van Zeller, Isabela Valadeiro, Jéssica Pina, Joana Marques, Madalena Sá Fernandes, Mário Belém, Marta Crawford, Martim Sousa Tavares, Sofia Tripeirinha, Tiago Bettencourt são 12 convidados que falam sobre a relação que têm com a comida e como foram (ou não) encantados por alguém através da comida.
Os 12 menus – com três receitas cada e alguns cocktails da autoria do Fernão Gonçalves – vêm acompanhados de uma sugestão do que beber por Gonçalo Patraquim e de uma banda sonora para aquecer o ambiente…
“Este livro vai ao encontro da ideia de que através da cozinha podemos dar prazer aos outros. Aqui, além do testemunho dos nossos convidados, acompanhado pelo humor do meu amigo Alvim, criámos vários cenários realistas associados a receitas perfeitamente acessíveis, com que podem impressionar e ‘marcar pontos com a vossa cara-metade, ou potencial cara-metade!” Acima de tudo divirtam-se e usem esse poder de dar prazer através da cozinha para terem momentos especiais e inesquecíveis”, escreve o chef Henrique Sá Pessoa que apresenta um Caril Afrodisíaco de Camarão, um Cheesecake Gelado de Framboesas, ou uma Cataplana de Cherne com Amêijoas.
Pelo meio algumas confissões. Joana Marques, por exemplo, adora comer, mas é péssima cozinheira. Daí que não tenha receitas para partilhar. “Cozinho o mínimo que preciso para sobrevivermos todos cá em casa, portanto, bifes de frango, arroz branco, esparguete, uma bolonhesa. Sou uma cozinheira falhada, não tenho um truque só meu, não me posso gabar de nenhum feito culinário. É triste, mas não posso. Posso dar boas dicas de restaurantes, de coisas que outros façam, agora coisas minhas não. Não venham almoçar cá a casa, não vale a pena.” Já Martim Sousa Tavares conta o orgulho paterno quando, tinha no máximo dois anos, de só aceitar tirar a chupeta para a substituir por percebes.
Em 2015, Henrique Sá Pessoa reabriu Alma no coração de Lisboa, Chiado, num ambiente muito maior e mais sofisticado, de modo que finalmente foi possível para seu restaurante aparecer entre os principais da Europa. A reabertura foi tão bem-sucedida que, no ano seguinte, Alma recebeu a sua primeira estrela Michelin, e a conta não demoraria muito para aumentar: dois anos depois, em 2018, Alma ganhou a segunda estrela. Apresentou com grande sucesso o programa culinário Entre Pratos, na RTP2, e lançou um novo formato – Ingrediente Secreto – no mesmo canal. O seu projeto de televisão mais recente, Comtradição é líder em audiência no canal 24 Kitchen, transmitido em 12 países através da plataforma de streaming Disney Plus e deu origem a um livro com o mesmo nome, também editado pela Casa das Letras. Em setembro de 2022, Henrique Sá Pessoa consolidou pelo segundo ano o lugar na lista dos Best Chef Awards na 70.a posição.
Fernando Alvim começou a fazer rádio aos 13 anos. Aos 17 começava a escrever e aos 23 chegava à televisão. Em todos estes anos, diz que ficou nos 13, diz que não quer sair dos 13. Pelo meio, passou pela Rádio Nova Era, TSF, Comercial e Antena 3. Foi fundador do 5 para a Meia Noite, na RTP e do Curto circuito na Sic Radical, escreve livros, tem uma editora, faz eventos, passa música e adora comida como qualquer pessoa sensata, dividindo-se entre o prazer de cozinhar – que o tem – e o de comer. Este é seu primeiro livro gastronómico feito em conjunto. E se o Henrique Sá pessoa se der ao trabalhar de ler o que ele escreveu, possivelmente será o último.