Partilhar

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

A Livraria Lello, no Porto, comprou e vai expor a biblioteca privada de Amy Winehouse, “uma janela” para a identidade da artista que colecionou teatro, ficção e banda desenhada e imprimiu os seus lábios vermelhos em várias obras.

21 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Em declarações à agência Lusa, a administradora da Livraria Lello, Aurora Pinto, explicou que era impossível a Lello “resistir à tentação” de adquirir a coleção de Amy Winehouse, uma artista que “era muito mais do que apenas cantora”.

“Embora possa parecer improvável que a livraria se interessasse por Amy Winehouse, acaba por ser inevitável porque a escrita, seja de livros, seja de letras de música, é escrita e são sempre histórias, e histórias cabem sempre na Lello”, disse.

A biblioteca de Amy Winehouse é composta por 230 livros e o seu valor “vai muito além do valor de cada livro”, pelo que a Lello optou por não revelar a quantia pela qual comprou a coleção.

A coleção, que vai estar exposta a partir de hoje na sala Gemma, “um espaço exclusivo dedicado às joias literárias mais valiosas”, foi  dividida em quatro partes, “quatro fases da vida” de Amy Winehouse.

“A primeira parte é a ‘Adolescente’, que tem os livros que terá lido enquanto jovem. O que encontramos, essencialmente, são peças de teatro, como, por exemplo, de Arthur Miller e a sua primeira peça de teatro, ‘A pequena loja dos horrores’, em que Amy mostra a sua satisfação com o drama ao escrever no livro, em letras gordas, ‘Amo o Drama’. Isto revela que ainda muito jovem Amy tinha esta vertente, este lado dramático”, disse.

A segunda parte, enumerou, denominou-se de “Nerd”: “São livros, essencialmente, de banda desenhada ou novela gráfica. Estes livros são os que ocupam a maior fatia da coleção, é algo que acompanhou a vida dela e que ela valorizou muito“.

Nesta secção, estão as obras dos irmãos Hernández e outros autores ligados à BD em que “se vê uma Amy que procurava o gosto pela identidade visual, o gosto e a paixão pela narrativa visual e que marca a sua carreira musical”.

A parte três, “Os artistas”, é composta por “livros sobre outros artistas, especialmente biografias, como Frank Sinatra, Madonna, Bob Marley, com quem Amy tinha uma ligação forte, à obra dele, uma ligação que também revela na sua própria criação”.

Por fim, a “quarta e última parte”, dedicada aos livros “mais tradicionais”, a “Literatura”, na qual se encontra, por exemplo, a “obra completa de [J.D] Salinger, todos os livros e alguns em mais de que uma edição”.

“Também sabemos que começou a ler Salinger aos 12 anos, leu ‘À Espera num Centeio’, um livro forte, pesado, sobre um jovem com um percurso de vida até parecido com o dela – foi expulso da escola, depois o problema de como contar aos pais. Há aqui identidades que se vê que [Amy Winehouse] procura nas obras que lê, de paralelismo com a sua própria vida”, salientou Aurora Pinto.

A responsável pela Lello, que se confessou “grande fã” de Amy Winehouse, salientou que o amor da artista pelos livros manifestava-se, também, de uma forma muito particular: “A paixão de Amy ao ler alguns destes livros era tal que ela dava beijos nas páginas com baton vermelho”.

JCR // MAG

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Zumbido no ouvido pode estar relacionado com o sono», revela estudo

há 17 minutos

Especialistas destacam quatro fatores essenciais para escolher o aparelho auditivo certo

há 43 minutos

Saúde da voz: «Preserve a saúde da voz e previna o aparecimento de alterações», Isabel Gomes Pinto, otorrinolaringologista

há 1 hora

Guerra na hotelaria: hotéis lançam cruzada legal contra Booking na Europa

há 2 horas

Calçar os seus ténis sem precisar das mãos? 

há 2 horas

Quase metade dos portugueses dorme a meio do dia

há 2 horas

Sensação de olho a tremer: conheça a origem e saiba como evitar

há 2 horas

Neste Dia da Terra, o que vai fazer pelo planeta?

há 2 horas

Papa: Cerimónias fúnebres marcadas para sábado

há 2 horas

Diminuição da hipertensão pode reduzir risco de demência, revela estudo

há 2 horas

Dia Mundial da Terra: sugestões para a construção de um futuro mais sustentável

há 3 horas

«Tatuagens não causam cancro, mas podem interferir no diagnóstico», defende especialista

há 18 horas

Ator interpreta Jesus e parte a janela de carro com a cruz: «Como explico isto à seguradora?», pergunta

há 19 horas

Descoberto o truque simples para realçar o sabor do tomate

há 19 horas

«Um bom colchão é o segredo para manter 30 anos de casamento», revela o marido de Barbra Streisand

há 20 horas

Até 8.400 euros por mês: é o salário dos portugueses que forem aceites neste emprego

há 20 horas

Neste país colocam garrafas de água à volta das casas: este é o motivo

há 20 horas

Nem repelente nem espinhos: esta é uma única cor capaz de afastar os pombos

há 20 horas

Basílica romana de Santa Maria Maggiore: conheça onde o Papa Francisco vai ser enterrado

há 21 horas

Aranhas em casa? Calma, “ouça” o que elas têm para lhe revelar; pode ser importante

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.