Partilhar

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

A Livraria Lello, no Porto, comprou e vai expor a biblioteca privada de Amy Winehouse, “uma janela” para a identidade da artista que colecionou teatro, ficção e banda desenhada e imprimiu os seus lábios vermelhos em várias obras.

21 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Em declarações à agência Lusa, a administradora da Livraria Lello, Aurora Pinto, explicou que era impossível a Lello “resistir à tentação” de adquirir a coleção de Amy Winehouse, uma artista que “era muito mais do que apenas cantora”.

“Embora possa parecer improvável que a livraria se interessasse por Amy Winehouse, acaba por ser inevitável porque a escrita, seja de livros, seja de letras de música, é escrita e são sempre histórias, e histórias cabem sempre na Lello”, disse.

A biblioteca de Amy Winehouse é composta por 230 livros e o seu valor “vai muito além do valor de cada livro”, pelo que a Lello optou por não revelar a quantia pela qual comprou a coleção.

A coleção, que vai estar exposta a partir de hoje na sala Gemma, “um espaço exclusivo dedicado às joias literárias mais valiosas”, foi  dividida em quatro partes, “quatro fases da vida” de Amy Winehouse.

“A primeira parte é a ‘Adolescente’, que tem os livros que terá lido enquanto jovem. O que encontramos, essencialmente, são peças de teatro, como, por exemplo, de Arthur Miller e a sua primeira peça de teatro, ‘A pequena loja dos horrores’, em que Amy mostra a sua satisfação com o drama ao escrever no livro, em letras gordas, ‘Amo o Drama’. Isto revela que ainda muito jovem Amy tinha esta vertente, este lado dramático”, disse.

A segunda parte, enumerou, denominou-se de “Nerd”: “São livros, essencialmente, de banda desenhada ou novela gráfica. Estes livros são os que ocupam a maior fatia da coleção, é algo que acompanhou a vida dela e que ela valorizou muito“.

Nesta secção, estão as obras dos irmãos Hernández e outros autores ligados à BD em que “se vê uma Amy que procurava o gosto pela identidade visual, o gosto e a paixão pela narrativa visual e que marca a sua carreira musical”.

A parte três, “Os artistas”, é composta por “livros sobre outros artistas, especialmente biografias, como Frank Sinatra, Madonna, Bob Marley, com quem Amy tinha uma ligação forte, à obra dele, uma ligação que também revela na sua própria criação”.

Por fim, a “quarta e última parte”, dedicada aos livros “mais tradicionais”, a “Literatura”, na qual se encontra, por exemplo, a “obra completa de [J.D] Salinger, todos os livros e alguns em mais de que uma edição”.

“Também sabemos que começou a ler Salinger aos 12 anos, leu ‘À Espera num Centeio’, um livro forte, pesado, sobre um jovem com um percurso de vida até parecido com o dela – foi expulso da escola, depois o problema de como contar aos pais. Há aqui identidades que se vê que [Amy Winehouse] procura nas obras que lê, de paralelismo com a sua própria vida”, salientou Aurora Pinto.

A responsável pela Lello, que se confessou “grande fã” de Amy Winehouse, salientou que o amor da artista pelos livros manifestava-se, também, de uma forma muito particular: “A paixão de Amy ao ler alguns destes livros era tal que ela dava beijos nas páginas com baton vermelho”.

JCR // MAG

Lusa/Fim

Mais Recentes

IRS: Governo aprova alterações, pelo que importa saber o que mudou

há 42 minutos

Dar manteiga aos bebés para que durmam melhor? Especialista esclarece nova “moda” que é já viral no Tik Tok

há 2 horas

Não seja apanhado de surpresa: amanhã há várias estradas cortadas em Lisboa. Saiba quais e fuja delas

há 16 horas

Não conseguiu fazer tudo o que queria hoje? 10 dicas para aproveitar melhor as 24 horas do dia

há 19 horas

«Papa Francisco já não está em risco de vida», revela Vaticano agora mesmo

há 20 horas

Já há uma data para o fim dos telemóveis: saiba quando e o que os vais substituir

há 20 horas

Opinião: «Mitos e verdades sobre o impacto da creatina na saúde capilar», Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya

há 21 horas

Quantas vezes por semana devemos tomar banho? Especialistas dão a resposta

há 22 horas

Inteligência emocional: «A arte de falar e de ouvir sem trocar palavras», Raul de Orofino, ator, orador e professor

há 22 horas

Esta moeda vale mais de 500 mil euros: esta é a razão

há 23 horas

Ex-mulher de Elon Musk revela o segredo mais bem guardado sobre o sucesso do dono da Tesla

há 23 horas

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 1 dia

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 1 dia

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 1 dia

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 1 dia

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 1 dia

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 1 dia

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 1 dia

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 1 dia

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.