Partilhar

Prepare-se para o calor extremo. Temperaturas podem chegar aos 40 graus esta segunda-feira

É nas zonas interiores do País que se vão sentir as temperaturas mais altas. Saiba que cuidados ter para prevenir efeitos negativos na saúde.

21 Julho 2019
Forever Young

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal.

“Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da Europa central e do Norte irão registar valores muito elevados de temperatura”, informa o IPMA num comunicado válido até à tarde de quarta-feira.

Segundo o IPMA, “esta subida da temperatura irá fazer-se sentir a partir de segunda-feira” no território do continente, “em especial nas regiões mais interiores”.

“Nestas regiões, a temperatura máxima atingirá valores de 40°C, ou próximos, em alguns locais, assim como em muitas regiões da parte central e sul de Espanha”.

Já em França, “os valores mais elevados da temperatura serão atingidos a partir do meio da semana”, na quarta-feira, “prevendo-se valores máximos entre 35 e 40°C em grande parte do território francês”.

O IPMA explica que “esta subida da temperatura do ar deve-se à persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França” e “ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica”.

“Embora haja semelhanças entre esta situação meteorológica e aquela que originou a onda de calor na Europa no final de junho de 2019, a previsão desta situação, para alcance de uma semana, evidencia uma situação de menor intensidade e de menor persistência do que a verificada no passado mês de junho”, adianta o IPMA.

Quais os cuidados a ter?

  • Aumentar a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.
  • As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico, ou contactar a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.
  • Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.
  • Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento e vigilante.
  • Devem fazer-se refeições leves e mais frequentes. São de evitar as refeições pesadas e muito condimentadas.
  • Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor, particularmente no caso de crianças, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas. Se não dispõe de ar condicionado, visite centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais de ambiente fresco. Evite as mudanças bruscas de temperatura. Informe-se sobre a existência de locais de “abrigo climatizados” perto de si.
  • No período de maior calor tome um duche de água tépida ou fria. Evite, no entanto, mudanças bruscas de temperatura (um duche gelado, imediatamente depois de se ter apanhado muito calor, pode causar hipotermia, principalmente em pessoas idosas ou em crianças).
  • Evitar a exposição directa ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Sempre que se expuser ao sol, ou andar ao ar livre, use um protector solar com um índice de protecção elevado (igual ou superior a 30) e renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e se estiver molhado ou se transpirou bastante. Quando regressar da praia ou piscina volte a aplicar protector solar, principalmente nas horas de calor intenso e radiação ultravioleta elevada.
  • Ao andar ao ar livre, usar roupas que evitem a exposição directa da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Usar chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam protecção contra a radiação UVA e UVB.
  • Evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor, sobretudo em filas de trânsito e parques de estacionamento. Se o carro não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas. Levar água suficiente ou sumos de fruta naturais sem adição de açúcar, para a viagem e, parar para os beber. Sempre que possível viajar de noite.
  • Nunca deixar crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol.
  • Sempre que possível, diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados. Evitar actividades que exijam esforço físico.
  • Usar roupa larga, leve e fresca, de preferência de algodão e em conformidade com a Circular Informativa n.º 23/DA de 02/07/2009.
  • Usar menos roupa na cama, sobretudo quando se tratar de bebés e de doentes acamados.
  • Evitar que o calor entre dentro das habitações. Correr as persianas, ou portadas e manter o ar circulante dentro de casa. Ao entardecer, quando a temperatura no exterior for inferior àquela que se verifica no interior do edifício, provocar correntes de ar, tendo em atenção os efeitos prejudiciais desta situação.
  • Não hesitar em pedir ajuda a um familiar ou a um vizinho no caso de se sentir mal com o calor.
  • Informar-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas isoladas, idosas, frágeis ou  com dependência que vivam perto de si e ajudá-as a protegerem-se do calor.
  • As pessoas idosas não devem ir à praia nos dias de grande calor. As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição directa de crianças com menos de três anos. As radiações solares podem provocar queimaduras da pele, mesmo debaixo de um chapéu-de-sol; a água do mar e a areia da praia também reflectem os raios solares e estar dentro de água não evita as queimaduras solares das zonas expostas. As queimaduras solares diminuem a capacidade da pele para arrefecer.

 

Mais Recentes

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 9 horas

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 9 horas

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 9 horas

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 9 horas

Deficientes civis das Forças Armadas vão receber pensão de invalidez (e outras regalias)

há 9 horas

É pensionista? Prepare-se pois (muito provavelmente) vai receber mais já em 2025

há 9 horas

Se sofre de hipertensão esta noticia interessa-lhe: 5 alimentos que ajudam a controlá-la

há 10 horas

Símbolos de amor: descubra o significado das rosas vermelhas e do coração (entre outros)

há 11 horas

Rejuvenescimento facial: conheça as técnicas que pode escolher para ficar uns anos mais nova

há 11 horas

Ansiedade: estudo revela que o exercício físico pode ajudar a aliviar os sintomas

há 11 horas

Tem certificados de aforro? A partir de sexta-feira vão começar a se desmaterializar

há 12 horas

Óbito: Morreu o cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso

há 14 horas

Óbito: Morreu o locutor Fernando Rocha

há 14 horas

Idade da reforma vai subir: saiba quando e quanto

há 14 horas

Novo tratamento para a asma: o primeiro em 50 anos

há 14 horas

Óbito: Morreu o ator canadiano Julien Arnold. Perdeu a vida no palco quando interpretava uma peça clássica de Natal

há 14 horas

Comece bem o dia: diga estas 5 frases todas as manhãs e sinta-se mais confiante

há 15 horas

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 15 horas

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 15 horas

Dezembro está quase a chegar, mas estes signos vão ainda ganhar muito dinheiro até Novembro acabar

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.