Partilhar

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

Conselho dos especialistas: uso de telemóveis só aos 16 anos

11 Abril 2025
Sandra M. Pinto

Nos últimos meses, e sobretudo desde que as Nações Unidas lançaram o alerta para a necessidade de prevenir o uso de telemóveis em contexto escolar, que as preocupações com comportamentos inadequados, o bullying e o cyberbullying tem vindo a crescer entre pais, educadores e comunidade educativa.

O Grupo de Trabalho de Combate ao Bullying em Escolas, do Governo Português, revelou recentemente um estudo realizado junto de menores entre os 11 e os 18 anos, revela que 6,1% dos menores portugueses afirmaram já ter reportado situações em que foram vítimas de cyberbullying. Ao mesmo tempo, 5,7% dizem já ter assistido ou ter conhecimento de casos desta natureza, e 0,8% assumiram ter praticado atos de cyberbullying. O mesmo relatório revela ainda que a maior percentagem de vítimas se encontra acima dos 15 anos, assim como é nesta faixa etária que se encontram mais agressores. Contudo, a faixa etária em que as crianças mais assumem ter sido testemunhas está entre os 13 e os 15 anos.

Perante esta realidade nacional, Portugal está, contudo, abaixo da média da OCDE, na qual os valores de cyberbullying se encontram nos 7% para a mesma faixa etária, mas as preocupações com o uso do telemóvel, e sobretudo com o conteúdo online, preocupam os especialistas.

“A preocupação dos pais e educadores é perfeitamente natural. Compreendemos que as notícias não ajudam, mas devemos considerar estratégias mais ponderadas do que a simples punição e que, em muitas situações, seria a forma de responder a estas circunstâncias”, comenta Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “Podemos começar por adiar o uso dos telemóveis até idades mais avançadas como são os 16 anos, e aproveitar o tempo para os sensibilizar para o conteúdo e uso equilibrado destes equipamentos.”

A SaveFamily, enquanto provedor de tecnologia para crianças e jovens, está comprometida para um desenvolvimento saudável dos jovens e da sua relação com a tecnologia. Por um lado, com o desenvolvimento de equipamentos que os mantenham conectados, mas também concentrados e protegidos, com ferramentas de concentração para o período escolar, e controlo de conteúdos parental.

Por outro lado, apoiando os pais e encarregados de educação para melhorar a relação entre os mais novos e a tecnologia. Mais além de proibir o uso, as estratégias passam por adiar a introdução dos equipamentos como são os telemóveis no dia-a-dia dos pequenos. Se as tendências demonstram que o uso incorreto destes equipamentos influencia os comportamentos e aumentam o cyberbullying, então a solução poderá passar por adiar o momento em que se dá o telemóvel à criança. Apesar de que se tornou normal que uma criança de quatro anos tenha um telemóvel para si, e que com o passar do tempo o leve para as aulas e use de forma recorrente, uma das soluções poderá passar por adiar substancialmente esta prática e esperar pelo menos até aos 16 anos de idade para lhes dar um equipamento que exige responsabilidade.

Responsabilidade é, também, a palavra-chave nesta situação. Sensibilizar não apenas para o número de horas de uso de ecrã, mas também do tipo de conteúdos que se encontram, partilham e publicam online. Ainda que com 16 anos se espera que os mais novos tenham maior sensibilidade para o que consomem online, é importante que percebam que enquanto utilizadores devem ter cuidados com o que publicam sobre si mesmos e sobre os outros, evitando conteúdos violentos, extremistas ou que possam ferir a sensibilidade e o respeito pelos outros.

Mais do que proibir sem explicação, é importante que os menores e jovens entendam que têm um papel ativo no uso dos telemóveis e que com este vêm responsabilidades acrescidas para consigo mesmos e os outros.

Mais Recentes

Um convite suculento: reuna amigos, família e muito, muito apetite

há 15 minutos

Gigantes pré-históricos invadem a Lourinhã

há 1 hora

“Burn”: conheça as descobertas revolucionárias para queimar gordura

há 2 horas

Costa Deliziosa regressa ao Mediterrâneo após concluir o cruzeiro Volta ao Mundo 2025

há 3 horas

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 4 horas

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 5 horas

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 6 horas

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 7 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 8 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 8 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 9 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 23 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 23 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 23 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 24 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 24 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 1 dia

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 1 dia

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 1 dia

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.