Partilhar

Afinal de quê e de quem reclamam mais as mulheres?

Sabe a resposta?

8 Março 2023
Sandra M. Pinto

A pergunta foi o mote para uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Segundo os dados aferidos, no ano passado, as consumidoras portuguesas apresentaram na plataforma 71.316 reclamações dirigidas a várias marcas. Um aumento de 10% face ao ano 2021, ou seja, queixaram-se mais em 2022.

No que se refere aos motivos das reclamações assinadas no feminino, a análise revela que as dez principais queixas denunciam: o mau serviço prestado pela marca (22%); atrasos de entrega (15%); outros (15%); burla (12%); problemas no apoio ao cliente (7%); enganos (7%); atendimento (5%); condições contratuais (4%); produto com defeito (4%); falha na assistência técnica (3%); más condições de entrega (3%); valores da venda (1%) e garantia do artigo (1%).

Marcas na mira das reclamações

Relativamente aos alvos das reclamações registadas, a análise indica que são dirigidas sobretudo a marcas relacionadas com setores de atividade como: Correio, Transporte e Logística; Comunicações, TV e Media; Operadoras de TV, Net e Telefone; Compras, Moda e Joalharia; Hiper e Supermercados; Saúde e Serviços e Administração Pública.

No TOP 20 das marcas mais reclamadas pelas consumidoras estão: CTT (a absorver 8% das queixas), MEO (6%), IMT (6%), GLS (5%), NOS (4%), Worten (4%), TulsiCosmetics Profissional (4%), CTT Expresso (3%), Vodafone (3%), Continente (3%), DPD (3%), IVAucher (2%), eDreams (2%), Segurança Social (2%); PT Electrónica (2%), Correos Express Portugal (2%), Serviço Nacional de Saúde (2%), Uber Eats (2%), EDP Comercial (2%) e E-Redes com 2% das reclamações.

Sobre o perfil da consumidora que mais reclamações regista no Portal da Queixa, os dados apuraram que são predominantemente mulheres na faixa etária entre os 25-34 anos que mais reclamam (30% do total de queixas), seguem-se as mulheres com idades compreendidas entre 35-44 anos, responsáveis por 27% das reclamações registadas em 2022. A mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam, com uma fatia de 3% das queixas.

A maior parte das consumidoras que reporta más experiências de consumo na plataforma são residentes dos distritos de Lisboa, de onde chegaram 37% das reclamações, seguindo-se o distrito do Porto, a acolher 19% das queixosas e o distrito de Setúbal com 13%. O distrito com menos consumidoras a registar queixas é Viseu, com apenas 2%.

 

 

Mais Recentes

Espantoso: nunca misture estes alimentos com os brócolos

há 14 horas

Nem corrida nem ginásio: especialista explica por que razão é este o desporto da moda em 2025

há 14 horas

Estes são os meses de sorte para cada signo

há 14 horas

Sabe qual é a pimenta mais forte do mundo?

há 14 horas

Burnout: por que é esta síndrome mais comum nas mulheres do que nos homens?

há 14 horas

Óbito: Morreu o realizador francês Bertrand Blier

há 14 horas

«Lista desatualizada de doenças pode justificar fraudes na mobilidade», refere ministro

há 14 horas

Óbito: Morreu John Sykes, guitarrista dos Whitesnake e dos Thin Lizzy

há 15 horas

Psiquiatras por ChatGPT: opções e perigos de deixar a sua saúde mental nas mãos da IA

há 15 horas

Cancro da mama: estudos apontam que consumo de álcool pode causar a doença

há 15 horas

Inferno Astral: os 30 dias antes do aniversário são considerados uma época de azar. Mito ou verdade? A astrologia responde

há 15 horas

São muito apreciados pelos homens, mas quais são os melhores sabonetes para a limpeza corporal?

há 15 horas

Está na ordem do dia, mas a dieta dos ovos faz bem ou mal à saúde? Especialista dá a resposta

há 16 horas

Cafeína pura em pó: «uma colher de chá pode ser fatal», alerta especialista

há 16 horas

Estudo revela efeito surpreendente entre dieta e dor crónica

há 17 horas

Especialista responde: será que os sprays nasais podem afastar os vírus e prevenir constipações e gripes?

há 17 horas

Este estudo “atrevido” revela quais são as lesões sexuais mais comuns

há 17 horas

«É uma armadilha de açúcar»: nutricionista desmonta os benefícios de um alimento considerado saudável

há 17 horas

Regresso ao trabalho: estratégias para reduzir o stress e manter um estilo de vida equilibrado

há 19 horas

Mitos da perda auditiva: aparelhos auditivos vs. amplificadores

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.