Partilhar

‘Bullying’ entre idosos em lares? Sim, existe em Portugal

Um estudo realizado em seis lares, em Viseu, concluiu que ocorrem práticas de ‘bullying’ entre idosos institucionalizados e com mais incidência nas épocas de inverno e de Natal, divulgou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), avança a Lusa. O trabalho desenvolvido por Ana Catarina Reis, investigadora da UTAD, em Vila Real, teve como tema o “Bullying em contexto institucional de pessoas idosas” e incidiu sobre experiências em seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho de Viseu. O estudo concluiu que o ‘bullying’, geralmente abordado como preocupação em ambientes escolares, constitui “também motivo de preocupação em outros ambientes, como sejam os lares e idosos institucionalizados”. Ana Catarina Reis disse à agência Lusa que existe muita literatura que aborda a problemática em contexto escolar, no entanto, afirmou ter encontrado poucas investigações sobre o ‘bullying’ praticado entre pessoas idosas institucionalizadas. “É um tema muito pouco explorado”, apontou, referindo que o seu trabalho foi realizado durante o ano de 2022. Os resultados da investigação indicam que “as práticas de ‘bullying’ entre pessoas idosas institucionalizadas surgem frequentemente, e os agressores, por norma, são pessoas que apresentam superiores capacidades intelectuais e saúde psíquica e física, enquanto as vítimas possuem geralmente patologias do foro psíquico”. Ana Catarina Reis disse ter constatado “também que os comportamentos de ‘bullying’ são mais frequentemente nos espaços comuns e com maior incidência no inverno e na época de Natal”. Isto porque, estas pessoas passam a maior parte do seu dia dentro da instituição, sem que possam usufruir de espaços exteriores devido às condições climatéricas. Quanto ao Natal, relaciona com o sentimento de “revolta” por não passarem as festividades com os familiares. A investigadora especificou que se deparou com dois tipos de práticas, designadamente a agressão verbal (com percentagem de 100%) e a agressão física (33%). A agressão…

21 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Um estudo realizado em seis lares, em Viseu, concluiu que ocorrem práticas de ‘bullying’ entre idosos institucionalizados e com mais incidência nas épocas de inverno e de Natal, divulgou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), avança a Lusa.

O trabalho desenvolvido por Ana Catarina Reis, investigadora da UTAD, em Vila Real, teve como tema o “Bullying em contexto institucional de pessoas idosas” e incidiu sobre experiências em seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho de Viseu.

O estudo concluiu que o ‘bullying’, geralmente abordado como preocupação em ambientes escolares, constitui “também motivo de preocupação em outros ambientes, como sejam os lares e idosos institucionalizados”.

Ana Catarina Reis disse à agência Lusa que existe muita literatura que aborda a problemática em contexto escolar, no entanto, afirmou ter encontrado poucas investigações sobre o ‘bullying’ praticado entre pessoas idosas institucionalizadas.

“É um tema muito pouco explorado”, apontou, referindo que o seu trabalho foi realizado durante o ano de 2022.

Os resultados da investigação indicam que “as práticas de ‘bullying’ entre pessoas idosas institucionalizadas surgem frequentemente, e os agressores, por norma, são pessoas que apresentam superiores capacidades intelectuais e saúde psíquica e física, enquanto as vítimas possuem geralmente patologias do foro psíquico”.

Ana Catarina Reis disse ter constatado “também que os comportamentos de ‘bullying’ são mais frequentemente nos espaços comuns e com maior incidência no inverno e na época de Natal”.

Isto porque, estas pessoas passam a maior parte do seu dia dentro da instituição, sem que possam usufruir de espaços exteriores devido às condições climatéricas.

Quanto ao Natal, relaciona com o sentimento de “revolta” por não passarem as festividades com os familiares.

A investigadora especificou que se deparou com dois tipos de práticas, designadamente a agressão verbal (com percentagem de 100%) e a agressão física (33%).

A agressão verbal, explicou, ocorre em diferentes situações envolvendo insultos, comentários desagradáveis, criticas, chamar determinados nomes, gozar e discriminar.

“Estas situações possuem uma incidência considerável entre as pessoas idosas institucionalizadas e acontecem quando os agressores não compreendem e não toleram as patologias dos colegas, quando se sentem provocados pelas vítimas, ou quando não aceitam as suas histórias passadas”.

Relativamente às agressões físicas, que disse serem de menor incidência, são de vários tipos, como “empurrar, dar bengaladas, bater, e podem ocorrer em diversas situações, em que o agressor pode estar num quadro de demência, ou o agressor não possuir qualquer tipo de perturbações mentais”.

 

Mais Recentes

Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações

há 58 minutos

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 2 horas

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 3 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 3 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 4 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 5 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 5 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 5 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 6 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 6 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 6 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 7 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 7 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 7 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 7 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 8 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 8 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 8 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 8 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.