A perda do paladar é um sintoma que se popularizou em 2020, após o surto de Covid. Muitas pessoas descobriram, curiosas e preocupadas, que a comida não tinha a nada.
No entanto, a perda do paladar é comum noutras patologias, sendo que também está associada a certos tratamentos. O rei Carlos III de Inglaterra revelou, durante a sua visita ao Army Flight Museum, em Hampshire, que perdeu o paladar devido ao tratamento contra o cancro.
A revelação aconteceu durante uma conversa com um veterano do Exército Britânico, Aaron Mapplebeck.
Contou-lhe que havia feito quimioterapia para cancro dos testículos e que havia notado como o seu paladar estava a desaparecer, e Carlos III mostrou a sua empatia: isso também havia acontecido com ele.
As estratégias de tratamento do cancro são tão variadas quanto os diferentes tipos de doenças agrupados nesta palavra. Quando falamos de cancro falamos de mais de 200 patologias diferentes: mesmo tumores com a mesma localização (como mama, pulmão ou bexiga) podem ser totalmente diferentes e exigirão tratamentos diferentes.
Entre os principais tratamentos estão a cirurgia, a radioterapia e os tratamentos medicamentosos. Estes últimos resumem-se em quimioterapia, tratamentos direcionados ou imunoterapia.