Da diabetes à digestão. Conheça 5 benefícios (surpreendentes) do chá de camomila

Esta bebida não o vai apenas ajudar a relaxar.

No final de um dia intenso e stressante de trabalho, nada melhor do que chegar a casa, sentar no sofá, ler um livro e, claro, beber um chá. Este é, sem dúvida, um ritual que promove o relaxamento. No entanto é essencial que escolha bem o conteúdo da sua bebida quente. Certos tipos de chás são bem mais eficazes na promoção do relaxamento do que outros.

A camomila é uma das opções mais populares. De uma melhor digestão até um melhor descanso, a camomila contém um conjunto de propriedades e benefícios que fortalecem a sua saúde. De acordo com a nutricionista Linday Kluge, a camomila é “uma planta suave que pode ser consumida num regime diário, recomendada para todo o tipo de idades”.

[Leia também: Cascas de frutas e legumes? Saiba como as pode (e deve) aproveitar]

Antes de começar a fortalecer a sua dose diária deste tipo de chá, conheça aqui alguns dos benefícios associados ao consumo desta bebida.

 

  1. Ajuda a dormir melhor

Não é por acaso que esta bebida faz parte da rotina noturna diária de muitas pessoas. Este chá doce e suave é uma escolha ideal para todos aqueles que desejam melhorar a qualidades das suas noites de sono. “Esta planta não “força” o organismo a reagir de nenhuma forma especifica. Não o vai deixar sedado nem sonolento, mas funciona como uma espécie de massagem suava e reconfortante”, explica Lindsay Kluge. Alguns estudos têm confirmado a associação entre um consumo frequente de camomila e um aumento da qualidade do descanso.

  1. Ajudar a suavizar o impacto de doenças e constipações

Esta é uma ótima opção sempre que se sentir mais adoentado. Tal como afirma Kluge, “a camomila é naturalmente refrescante, o que ajuda a reduzir as temperaturas mais elevadas associadas a estados de doença”. Adicionalmente a Camomila poderá ser importante para acalmar as suas vias respiratórias. Para tal basta que coloque numa taça 3-4 saquetas de chá de camomila e encha com água a ferver. Deixe repousar durante alguns minutos e depois comece a inalar os vapores. Inspire e expire de forma repetida. Ao chegarem até aos pulmões, estes vapores serão capazes de obstruir e aliviar o desconforto.

  1. Ajuda a controlar a diabetes

Caso tenha frequentemente níveis bastante elevados de açúcar no sangue, então o consumo frequente de chá de camomila poderá ser uma boa opção para ajudar a minimizar o problema. Um estudo publicado no Journal of Endocrinological Investigation testou durante 2 semanas o impacto do consumo desta bebida em doentes diabéticos tipo-2. Os pacientes que bebiam este chá 3 vezes por dia apresentaram níveis menores de insulina e colesterol, quando comparado com os participantes que beberam apenas água.

  1. Melhora o aspeto da pele e do cabelo

O facto de a camomila ajudar a reduzir o stress e melhorar a qualidade do sono, permite explicar que esta bebida seja também benéfica para a pele e cabelo. A ansiedade, o stress e a falta de sono podem prejudicar fortemente o estado da sua pele. Neste caso, a camomila poderá ter um impacto mais positivo se for aplicada topicamente com o auxílio de um extrato, tal como defende um recente estudo. Outras investigações têm ainda identificado a forma como o extrato de camomila pode ajudar no tratamento de irritações e inflamações na pele. Um pouco de camomila aplicada no escalpe pode reduzir a secura e inflamações, ajudando no “combate” à comichão e à caspa.

  1. Ajuda na digestão

A camomila pode ter um efeito calmante, que auxilia o funcionamento do sistema digestivo. Klug refere ainda que o extrato desta planta pode estimular a produção de certas enzimas digestivas que promovem uma boa digestão. O seu efeito relaxante é particularmente relevante para minimizar o impacto de certos problemas digestivos causados pelo excesso de stress e ansiedade. Esta é uma planta ideal para ajudar a gerir a nossa resposta ao stress, garantindo que certos problemas digestivos são minimizados ou eliminados.

 

[Leia também: Toda a verdade sobre… a Beringela. Diabetes, colesterol ou falta de vitaminas? Este alimento ajuda]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...