É uma doença inflamatória autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca as células do próprio corpo, sendo caracterizada pela infiltração linfócitos, um dos glóbulos brancos, nas glândulas exócrinas, responsáveis por secregar os fluídos internos e externos do corpo.
Pode afetar as células salivares e lacrimais, causando queda na produção de saliva e lágrimas, deixando os olhos e a boca seca. Além da boca e olhos, outros lugares afetados são a pele, o nariz, a garganta, as vias respiratórias e a vagina.
Pode aparecer de forma solitária, conhecida como primária, ou ser diagnosticada juntamente com outras doenças autoimunes chamadas de secundárias, como artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1930 por Henrik Sjögren. A síndrome costuma afetar mais as mulheres acimas de 40 anos, mas qualquer pessoa pode desenvolver, principalmente se for portadora de outra doença autoimune.
Sintomas
Além de olhos e boca seca, outros sintomas da doença são cansaço e dor nas articulações, além de:
Olhos:
– Dor
– Irritação
– Sensação de terra
– Sensibilidade à luz
Boca e garganta:
– Secura
– Saliva espessa
– Dificuldade para engolir
– Alteração no gosto de alimentos
– Rouquidão
– Tosse seca
Não existe cura para a doença. O tratamento consiste em combater os sintomas e reduzir o risco de complicações. Para a secura dos olhos, por exemplo, podem ser indicados colírios lubrificantes, além de ingestão de líquidos ou saliva artificial para a boca seca.