Comer fibra: Esta deveria ter sido a sua principal resolução para 2020. Mas ainda vai a tempo

Ainda não é tarde. Comece já hoje a melhorar a sua dieta.

Já chegámos a Fevereiro. Para muitas pessoas isso significa que as resoluções de Ano Novo foram já abandonadas. A triste verdade é que habitualmente os grandes desejos e ambições que definimos na reta final do ano anterior acabam por durar pouco tempo.

Seja por falta de motivação ou por definirmos objetivos demasiadamente difíceis de alcançar, é complicado para muita gente manter estas ambições. Apesar de na maioria dos casos desejarmos perder peso ou fazer mais exercício, talvez fosse mais eficaz definir algo mais concreto, mais permanente.

De acordo com os especialistas do portal Prime Women, existe uma simples decisão que pode afetar positivamente toda a sua vida: comer mais fibra. Pode não parecer um objetivo tão sexy ou entusiasmante como perder 20kg ou ir 3 vezes ao ginásio, mas é algo importante que pode contribuir para o seu bem-estar. O mais importante? É uma “meta” fácil de alcançar que não exige uma transformação radical dos seus hábitos ou uma enorme motivação.

Comer mais fibra irá não só garantir que estabelece uma dieta mais nutritiva, como pode contribuir para que consiga perder algum indesejado excesso de peso. A fibra está a transformar-se num tópico “querido” da indústria alimentar. Esta substância pode protege-lo de problemas como irregularidades digestivas, hemorroidas, diabetes e doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de fibras que deve conhecer: as insolúveis e solúveis. A primeira tem como função fundamental manter o sistema digestivo a funcionar. Já as fibras solúveis trazem outros benefícios, associados a uma baixa do colesterol, à proteção do sistema imunitário, entre outras questões. Ambos estes tipos de fibra, são essenciais para a sua saúde, sendo que praticamente todas as plantas, legumes e frutas contém este tipo de substâncias.

Mas afinal qual a quantidade de fibra que devo ingerir diariamente? Este valor depende sempre de pessoas para pessoa, mas para a maioria dos casos é recomendado que consuma entre 25-30gr de fibra por dia. Mais importante que a quantidade deverá ser a origem destas fontes de fibra. Não se deixe enganar pelas estratégias de marketing que anunciam doses fantásticas deste tipo de substâncias nos seus produtos. Alimentos processados, pão, bolachas e snacks que contenham fibra adicionada, não irão reduzir eficazmente a sua sensação de fome, ajudar a melhorar a constipação intestinal ou contribuir para uma baixa de peso. Para tal, será fundamental que consuma mais vegetais e fruta rica em fibras.

Por isso já sabe, apesar de estarmos já em Fevereiro, ainda não é tarde para transformar positivamente a sua vida e para fazer melhores escolhas. Por agora comece pela fibra e prepare-se para sentir os benefícios. Pode parecer algo “pequeno”, mas tem o potencial para fazer toda a diferença.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...