Como fortalecer a resiliência enquanto se espera por um tratamento?

Os momentos de espera podem ser altamente desafiantes sempre que estamos pronto a começar um período de recuperação.

Uma das consequências mais positivas da pandemia está relacionada com o facto de todos termos percebido um pouco melhor a importância de cuidarmos da nossa saúde mental. O confinamento, a incerteza e o distanciamento social provocaram uma enorme ansiedade que tem afetado o nosso bem-estar.

Subitamente tornou-se mais normal discutir a forma como este tipo de eventos podem causar desiquilíbrios emocionais. Assim, a procura por um acompanhamento psicológico tornou-se também mais popular e menos estigmatizada.

O único problema desta crescente procura está associado ao facto de muitos terapeutas estarem a sentir dificuldade em aceitar todos os pedidos de apoio. Muito não têm agenda suficiente para tantas solicitações e, como tal, algumas pessoas são forçadas a ter que esperar durante um período considerável de tempo antes da primeira consulta.

Nestes casos pode ser extremamente frustrante não conseguir o apoio que necessitamos. Felizmente existem algumas dicas que, de acordo com o portal Psychology Today, podem ajudar a fortalecer a sua resiliência e a lidar melhor com estes momentos de espera.

 

  1. Lembre-se das coisas que o têm ajudado

Tente lembrar-se da forma como tem conseguido ultrapassar os momentos mais difíceis da sua vida. Que tipo de coisa mais costuma ajudar? A paciência, a determinação e a flexibilidade são skills particularmente relevantes nestes momentos. Procure concentrar-se nestas coisas.

 

  1. Utilize instrumentos eficazes

Existem muitas coisas que nos podem ajudar a lidar com frustrações e adversidades. É assim fundamental que ao longo da sua vida vá percebendo o que mais funciona para si, permitindo que esteja mais preparado para lidar com o que possa acontecer. O humor, ver um filme, meditar, o yoga, cozinhar ou falar com um amigo, são tudo coisas que poderão ajudar a que se sinta mais calmo.

 

  1. Não desperdice energia

Procure rodear-se de pessoas positivas que possam contribuir para o seu bem-estar. Evite lidar com indivíduos “tóxicos” que apenas acrescentem ansiedade à sua vida. É quase impossível utilizar argumentos lógicos com estas pessoas pelo que o melhor é manter a sua distância e exercer paciência.

 

  1. Faça algo

Quando nos sentimos impotentes ou incapazes de resolver uma determinada situação, pode ser útil “canalizar” essa energia para concretizar algo. Pense na forma como poderá ajudar a sua comunidade ou alguém mais necessitado. Procure utilizar a sua energia para um fim mais positivo.

 

  1. Não pense no futuro; foque-se no presente

Ninguém sabe quando tudo irá voltar ao “normal”. Ficar obcecado com planos futuros de viagem ou de convivência será apenas uma “receita” para a frustração. Procure focar-se mais no momento presente. Pense nos seus valores e nos seus interesses. Procure viver os seus dias da melhor forma possível. Um dia de cada vez.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...