Controle o stress respirando 5 minutos de acordo com uma técnica especial

Diz quem experimentou que é infalível.

Um estudo da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que técnicas de respiração são ferramentas essenciais para controlar o stress e o bem-estar.

O ato de respirar controladamente apenas cinco minutos por dia pode trazer grandes mudanças positivas.

Segundo o estudo publicado na revista Cell Reports Medicine um dos maiores benefícios é que «a respiração controlada pode trazer resultados mais imediatos, enquanto os efeitos positivos da meditação tendem a demorar mais para aparecer».

«Um dos principais diferenciadores das técnicas de respiração comuns é a ênfase na duração relativa e na intensidade das inalações versus exalações», afirmam os cientistas.

«A respiração controlada influencia diretamente a frequência respiratória, o que pode causar efeitos calmantes fisiológicos e psicológicos mais imediatos por aumentar o tónus vagal durante a expiração lenta», acrescentam.

O estudo revelou que três exercícios respiratórios diferentes de cinco minutos por dia podem ser mais benéficos para a saúde mental do que do que o mesmo período de meditação mindfulness:

  • suspiro, caracterizado por respirações profundas seguidas de expirações prolongadas e relativamente mais longas, e que tem sido associado ao alívio psicológico, mudanças nos estados autonomos e redefinição da frequência respiratória
  • respiração de caixa ou respiração tática, caracterizada por proporções iguais de inspiração e retenção e expiração que tem sido usada por militares para regular o stress e melhorar o desempenho.
  • hiperventilação com retenção, caracterizada por uma ênfase em inalações de maior duração e intensidade relativamente maior do que as exalações.
Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

55 − 52 =