Partilhar

Cuidado com os rótulos “eco” e “sustentável”: entidade afirma que “enganam os consumidores”

Fique a par.

26 Janeiro 2023
Forever Young

A associação de defesa do consumidor Deco alertou hoje para o uso errado de expressões como “eco”, “amigo do ambiente” ou “sustentável”, que muitas vezes apenas querem enganar os consumidores, avança a Lusa.

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, iniciou hoje uma campanha para alertar para as alegações ambientais que podem ser enganosas e ao mesmo tempo capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.

A associação afirma que na União Europeia mais de metade, 57%, dos consumidores está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer “ecobranqueamento”, ou “greenwashing”, uma técnica de marketing de acordo com a qual afirmam cumprir determinadas metas de proteção ambiental, não o fazendo na verdade.

“Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente… o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão”, diz a Deco na sua página na internet.

Fonte da associação disse à agência Lusa que a campanha está desde hoje nas redes sociais e na página da Deco, entre outros lugares, devendo ser reforçada em fevereiro e em março. A campanha, com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, é dirigida a todos os consumidores, incluindo as crianças, e segundo a fonte decorre também com formação em escolas.

A DECO quer também chegar a empresas. “A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente”, disse a fonte.

“A campanha faz também o aviso às empresas ´Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são´, procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis”, diz a Deco.

A associação alerta que a proliferação de alegações de “verde”, sendo uma “elevada percentagem” não fundamentada, conduz “a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente”.

Mais Recentes

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 4 minutos

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 hora

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 19 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 19 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 19 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 19 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 19 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 20 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 20 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 20 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 20 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 20 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 20 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 20 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 20 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 21 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 22 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 23 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 23 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.