Nunca se esqueça: cuidar (bem) dos pés é cuidar (bem) da sua saúde

Alongue ao acordar, para melhorar a postura e esticar os músculos, mas não esqueça de alongar também os pés.

Os exercícios de fortalecimento dos pés, que podem ser feitos com uma toalha, também são importantes  impedindo movimentos naturais e fisiológicos.

O fortalecimento é especialmente indicado para quem tem os pés  “chatos”, porque ficam totalmente em contato com o chão, principalmente a planta.

Dicas para os tratar dos pés

Hidratação 
As células da superfície da pele absorvem o hidratante e ficam mais saudáveis. O creme evita fissuras. Prefira cremes com lanolina e vaselina.

Observação
Atenção a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar a entender se está a usar o calçado sapato adequado ou não.

Escolha calçado flexível
Quando comprar sapatos, opte pelo mais flexível. Borracha dura e sola muito rígidos são prejudiciais.

Ao fazer caminhadas, use amortecedor
Quando escolher sapatos para caminhar ou correr, é fundamental perceber se tem amortecedor. Quando caminha, o corpo recebe impacto. No dia a dia, amortecer essa pressão é importante, ainda mais para quem corre ou caminha durante muito tempo.

Ande mais descalço
Andar descalço preserva a saúde dos pés e mantém os músculos vivos, ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis.

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