Com o incremento significativo no envelhecimento da população em Portugal – um dos fatores de risco para o desenvolvimento da perda auditiva – aumenta também a probabilidade de cada vez mais pessoas sofrerem desta condição.
O audiologista é um profissional de saúde dedicado à realização de testes auditivos completos que permitem determinar o tipo e o grau de perda auditiva e reabilitação de problemas auditivos e de distúrbios do equilíbrio, o otorrinolaringologista é um médico especializado no diagnóstico e no tratamento médico-cirúrgico de doenças que afetam os ouvidos, o nariz e a garganta, incluindo otites, infeções, alterações anatómicas e até problemas mais complexos, como tumores. A complementaridade entre estes profissionais garante uma abordagem mais robusta e completa na área da saúde auditiva.
Luísa Varão, audiologista na Widex – Especialistas em Audição, afirma: “Tanto o audiologista, como o otorrinolaringologista são fundamentais para garantir um cuidado completo do doente, porém intervêm em momentos diferentes do percurso de diagnóstico e tratamento.”
O audiologista desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas, promovendo a prevenção e deteção precoce de alterações auditivas e o acompanhamento contínuo de reabilitação auditiva.
“Para muitos, o silêncio é um estado de paz. Mas para aqueles que perderam a audição, pode ser um isolamento ensurdecedor. Os audiologistas e os otorrinolaringologistas trabalham em equipa para melhorar a qualidade de vida a estas pessoas. Juntos, devolvemos muito mais do que o som; devolvemos as vozes de familiares, a música favorita e a alegria da interação humana”, acrescenta Luísa Varão.