<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia Nacional do Doente Coronário: «Doença progressiva e a principal causa de morte prematura», Hélder Dores, cardiologista

14 Fevereiro 2025
Sandra M. Pinto

O Dia do Doente Coronário celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro. A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por todo o espaço da Comunidade Europeia.

A doença coronária é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa afetada.

Em Portugal a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas por ano, sendo que as doenças cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte na nação (cerca de 42% dos óbitos). Trata-se de uma doença do mundo ocidental e da sociedade moderna. As suas principais manifestações são: angina estável e instável e enfarte agudo do miocárdio. Numa fase mais precoce da vida, os homens apresentam um maior risco de doença coronária do que as mulheres. No entanto, depois da menopausa o risco da mulher acaba por igualar o do homem.

Falámos com Hélder Dores, cardiologista e Professor na Nova Medical School, sobre o tema, deixando o especialista uma série de alertas.

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 4 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 4 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 5 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 5 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 6 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 8 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 8 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 9 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 9 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 10 horas

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 10 horas

Transformar plástico em paracetamol? Cientistas criam medicamento a partir de garrafas PET

há 11 horas

Borboletas que bebem lágrimas? A estranha amizade entre tartarugas e insetos na Amazónia

há 11 horas

Há 100 milhões de anos, era este o animal que dominava os oceanos em todo o mundo

há 12 horas

E se o tempo tiver três dimensões? Nova teoria propõe modelo radical que pode unificar toda a física

há 12 horas

Construir casas na Lua, com materiais da Lua: o novo desafio da NASA

há 12 horas

Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

há 12 horas

Quer viver até aos 100 anos? Cinco conselhos surpreendentes de quem já lá chegou

há 13 horas

Fungo da “maldição de Tutankhamon”, afinal, pode vir a ser um promissor medicamento anticancerígeno

há 13 horas

O que (não) comer e beber durante uma onda de calor

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.