Partilhar

Direção-Geral da Saúde quer uniformizar custos nos rastreios de cancro e linhas de financiamento próprias

A Direção-Geral da Saúde defende a definição de critérios para uniformizar os custos dos exames associados aos rastreios do cancro e linhas de financiamento específicas para os programas de rastreio de base populacional.

2 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

No conjunto de ações futuras definidas pelos especialistas que elaboraram o mais recente relatório de avaliação e monitorização dos rastreios oncológicos de base populacional (cancro de mama, colo do útero e cólon e reto), que é hoje apresentado, estão igualmente a uniformização dos custos das consultas de aferição, “devem ser semelhantes em todas as regiões”, avança a Lusa.

O documento aponta ainda a necessidade de uniformizar os procedimentos da atividade dos rastreios em todas as regiões, através da concretização de normas a publicar este ano, assim como desenvolver programas de divulgação e informação à população para melhorar as taxas de adesão. Estes programas, defendem os especialistas, devem ser “específicos para cada programa de rastreio”.

O relatório aponta uma melhoria nas taxas de cobertura nos vários rastreios, mas sublinha a redução da taxa de adesão, sobretudo no rastreio do cancro do cólon e reto (caiu de 51% em 2021 para 41% em 2022).

Para ajudar a aumentar a adesão da população aos rastreios, o documento indica também a possibilidade de fexibilizar/alargar os horários de rastreio.

A integração da informação sobre a atividade de rastreio do cancro da mama na Plataforma de Gestão dos Rastreios de Base Populacional e a criação de mecanismos de “monitorização e certificação periódica” da qualidade técnica dos laboratórios responsáveis pelos testes primários e das unidades que realizam os testes secundários integrados nos programas de rastreio é outro dos objetivos apontados.

Os responsáveis defendem ainda a criação de mecanismos de controlo e monitorização que garantam o cumprimento dos tempos clinicamente adequados para a terapêutica dos casos positivos identificados, assim como o controlo da prescrição de testes de rastreio oncológico oportunístico nas zonas totalmente cobertas por rastreios oncológicos de base populacional.

Finalmente, pretendem formalizar a inter-relação entre as plataformas eletrónicas de gestão dos rastreios e do RON, uma situação que já foi pontualmente conseguida num projeto no Norte do país com os dados de 2021 relativos aos rastreios do cancro do colon e reto.

Defendem também o desenvolvimento de uma ferramenta eletrónica para a publicação e consulta dos dados da atividade de rastreio, pela população, no site da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o relatório, no final de 2022, atingiu-se a taxa de cobertura populacional mais elevada dos três programas de rastreio existentes (mama, colo do útero e cólon e reto), mas há problemas de baixa adesão em casos como o do rastreio do cancro do cólon e reto.

 

Mais Recentes

Reforma: conheça (e evite) os 10 erros mais comuns

há 16 horas

Quer ter uns dentes verdadeiramente saudáveis? Basta seguir estes conselhos

há 17 horas

Uma escova limpa é meio caminho para ter um cabelo saudável: consiga-o seguindo à risca estas dicas

há 18 horas

O que faz a diferença entre uma boa ideia e uma grande ideia? Vamos descobrir

há 19 horas

Fugimos delas como o diabo da cruz: saiba como prevenir o aparecimento das temidas rugas

há 20 horas

Descubra os benefícios de incluir o salmão na sua dieta

há 21 horas

Desgaste emocional: implemente estas 3 dicas e deixe de se preocupar tanto

há 22 horas

Estes são os três signos mais bonitos: descubra se o seu está na lista

há 23 horas

Nuvem Vitória já contou histórias de embalar a mais de 83 mil crianças em hospitais portugueses

há 2 dias

Vamos cantar os parabéns à TAP Air Portugal: companhia aérea celebra hoje o seu 80.º aniversário

há 2 dias

Meliá Lisboa Aeroporto assinala 11 anos de serviço e hospitalidade

há 2 dias

Julio Iglesias Experience Tour by Julio Iglesias Jr. chega a Portugal

há 2 dias

«Jejum de 24 horas promove regeneração de células estaminais», defendem especialistas

há 2 dias

Região de Leiria aposta na valorização da gastronomia

há 2 dias

Tenha um hálito mais fresco seguindo estes conselhos

há 2 dias

Estudo identifica nova espécie de réptil primitiva que viveu em Portugal

há 2 dias

Parlamento aprova novo estatuto da carreira de investigação científica

há 2 dias

Passageiros nos aeroportos nacionais aumentam em janeiro para 4,2 milhões

há 2 dias

Prestação Social para a Inclusão: aumenta com retroativos a janeiro

há 2 dias

Elimine os fungos das plantas e previna o seu aparecimento com o truque do alho

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.