No Dia Internacional da Cerveja (hoje) aprenda a escolher o copo certo para a degustar

Vamos lá aprender.

Americano
Entre os copos de cerveja, este é o mais comum. É um recipiente de 190 ml perfeito para tomar cervejas do tipo American Lager ou Pilsen.

Pilsen ou Pilsner
Tem o formato estreito e alongado. É ideal para cervejas do tipo American Lager ou Pilsner uma vez que facilita a receção dos aromas que não são muito evidentes nessas cervejas.

Tulipa
O tipo de copo ideal para saborear uma cerveja escura. A Tulipa é um copo com uma pequena curva para o lado de fora. O formato permite a expansão dos aromas e ajuda na evolução da espuma. Muito utilizado para cervejas do tipo Belgian Strong Ale e Doppelbock.

Weizen
É o mais indicado para apreciar cervejas com base de trigo. A capacidade é de mais de 500 ml, pelo que leva uma garrafa inteira mantendo as leveduras do fundo da garrafa. Para cervejas do tipo Weiss, Weizel, Weissdunkel e Weissbock.

Pint
É o copo tradicional do Reino Unido e leva 568 ml. Nos Estados Unidos, existe outra versão do Pint que leva 473 ml. É bastante utilizado para servir cervejas do estilo IPA, Session IPA, Porter e Stout.

Caldereta
Parecido com o copo Pint, tem um tamanho mais pequeno. Copo de 300 ml é bastante versátil e pode servir para vários tipos de cerveja, como Lagers, IPAs, ou Porter e Stout.

Flauta
Normalmente utilizado para o consumo de espumantes, é ótima para apreciar cervejas champegnoises, como Lambic e Gueuze.

Lager
Devido ao seu formato estreito na base e alargando até o topo, esse recipiente facilita a formação e manutenção da espuma.

Cilíndrico
Tem um formato de cilindro, tendo o diâmetro da boca igual ao da base. É o recipiente perfeito para formar espuma e concentrar o aroma. Assim, é recomendado para cervejas do tipo Kölsch e Altbier.

Cálice
Deixa a bebida mais atraente, e intensifica os aromas da sua composição. É ótimo para servir cervejas frutadas. Indicado para cervejas belgas especiais.

Mass
Com capacidade par  1 litro de volume é o preferido dos festivais de cerveja. O vidro espesso ajuda a manter a temperatura da cerveja por mais tempo. É ótima para servir os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager, Bitter e, é claro, chopp.

Tumbler
Com capacidade para 500 ml, é ótimo para cervejas do tipo Witbier.

Taça pokal
Perfeito para receber cervejas mais encorpadas. De fundo arredondado e boca estreita preserva a espuma e a saída de perfumes. É recomendado para servir os estilos de cerveja mais carbonatadas como Lagers, Bock e Witbier.

Snifter
Taça de bojo largo e boca estreita que retém espuma e concentra até os aromas mais voláteis. Dos copos de cerveja, esse é o ideal para servir cervejas complexas como a Barley Wine e Imperial Stout.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...