No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor saiba a melhor forma de fazer as suas compras

O comparador de preços KuantoKusta reuniu uma lista de conselhos e práticas para ajudar os consumidores portugueses no momento de fazer as suas compras.

“Aumentar a confiança dos portugueses no comércio online e promover boas práticas para compras seguras é fundamental para garantir aos consumidores boas experiências e hábitos de consumo que lhes permitam poupar. Para nós é muito importante que os consumidores façam compras seguras e ponderadas que lhes permitam efetivamente poupar.”, destaca André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta.

1.Comparar preços

Comparar os preços antes de comprar, para evitar gastar a mais. As compras por impulso são um inimigo à carteira quando o objetivo é poupar. Antecipar o que precisa é uma forma de aumentar o foco e facilita a procura de informação sobre os produtos, assim como lhe dá hipótese de comparar preços e encontrar as melhores promoções.

2.Usar uma ligação à internet segura

Ao visitar os websites de lojas deve certificar-se de que as páginas em questão seguem o protocolo de segurança e de encriptação de dados, incluindo no URL as letras HTTPS e contando com o ícone de um cadeado fechado na barra de pesquisa do browser. Quando fizer uma compra online, vai chegar à fase em que terá de partilhar dados pessoais e dados para pagamento. Garantir que está numa ligação segura, que respeita as regras de segurança, vai ajudá-lo

3.Utilizar métodos de pagamento seguros

O momento de pagar é um dos que mais dúvidas traz ao consumidor, pois o roubo de dados pessoais e a fraude bancária continuam a ser duas das maiores preocupações dos utilizadores da internet. Por isso, é fundamental dar-lhes garantias e contribuir para a literacia digital. Os pagamentos online funcionam de acordo com elevados padrões de segurança internacionais e os consumidores podem utilizar seguramente qualquer meio de pagamento no e-commerce, mas é necessário que estes consigam detetar e compreender possíveis casos de fraude por phishing.

4.Verificar os termos e condições da loja, bem como os prazos de entrega e valor dos portes a pagar

O nome da loja e a empresa responsável pela venda devem estar claramente identificados, disponibilizando no site toda a informação que os utilizadores precisam. Verificar nome, morada, contacto telefónico, e-mail e número de contribuinte e identificar a política de pagamentos, entregas, devoluções e privacidade é fundamental para garantir uma compra informada. Além disso, ajuda a resolver possíveis conflitos em caso de verificar algum problema com a compra realizada.

5.Verificar a Credibilidade da loja / Vendedor

Se ainda não ficou convencido, pode ainda recorrer à experiência de outros utilizadores para apoiar a decisão de experimentar uma nova loja. Utilizar as plataformas de reviews de lojas como o Opiniões Verificadas e o Trustpilot. Sempre que necessário, utilizar a plataforma Portal da Queixa.

6.Ter cuidado com a origem das ofertas e muita atenção às ofertas irresistíveis

Por vezes, o muito barato pode sair muito caro. A tentação de “aproveitar” as promoções do momento ou preços que são muito abaixo dos praticados pelas restantes lojas, podem trazer experiências de compra menos positivas. Utilizar ferramentas como históricos de preços, para perceber a evolução do preço ao longo de 3 meses, permite identificar “falsas promoções”.

7.Fazer compras em Marketplace

A vantagem dos marketplaces é precisamente agregar os pontos já indicados. Num único sítio de confiança, com garantias de segurança e com qualidade de serviço e de atendimento, o utilizador pode aceder a uma oferta mais alargada de outros vendedores

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