Partilhar

Novas plataformas de promoção querem potenciar turismo português mais sustentável

As preocupações dos consumidores com as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental são cada vez maiores, levando os viajantes a procurar operadores e destinos turísticos que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade

21 Maio 2024
Sandra M. Pinto

. Esta procura crescente está a levar cada vez mais empresas do setor a assumirem um posicionamento mais “verde”. No entanto, o aumento das alegações sustentáveis por parte das empresas tem levado a preocupações sobre a sua veracidade. Como tal, a Comissão Europeia introduziu a “Diretiva Green Claims” para garantir que as alegações atendam a critérios específicos e sejam verificadas por uma entidade independente.

 

Neste sentido, o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo associou-se ao Grupo EarthCheck – líder mundial em benchmarking científico, certificação e consultoria para viagens e turismo – no desenvolvimento de um novo conjunto de produtos e serviços de sustentabilidade para apoiar o setor do turismo português. Este catálogo de formação, gestão de destinos e normas de certificação, que será disponibilizado pelo IPDT e pela Green Growth, inclui a plataforma EarthCheck ClimateGuardian, que permitirá aos promotores turísticos ter uma visão do desempenho ao nível da sustentabilidade ao longo do tempo.

 

Além disso, esta parceria dará acesso a versões dos Guias de Storytelling sobre Sustentabilidade para Operadores e Destinos de Turismo e Hotelaria adaptadas para o mercado português, cujo objetivo é ajudar os operadores e destinos turísticos a partilhar histórias autênticas e transparentes e a criar narrativas genuínas e com impacto sobre as suas iniciativas de sustentabilidade. A parceria com o IPDT expande assim a presença do EarthCheck na Europa, que inclui escritórios dedicados e pessoal de apoio em Itália, Espanha e Irlanda.

 

Stewart Moore, fundador e CEO do EarthCheck, refere que “a plataforma ClimateGuardian e os Guias de Storytelling de Sustentabilidade ajudarão os operadores turísticos e destinos em Portugal a apresentar e comunicar autenticamente as suas ações e ambições sustentáveis, sem cair na armadilha do ‘greenwashing’. E acrescenta: “Fornecemos uma plataforma de relatórios clara e baseada em desempenho e os guias de comunicação disponibilizam um quadro prático, que inclui modelos e estudos de caso, para ajudar as organizações turísticas e destinos a compreender o público-alvo e ampliar a sua mensagem para uma audiência mais vasta, sem ‘greenwashing'”, afirmou Moore.

 

IPDT: Mais de 20 anos dedicados à promoção do turismo sustentável

Com mais de 20 anos e tendo já ultrapassado os 500 projetos desenvolvidos, o IPDT apresenta uma vasta experiência na consultoria, desenvolvimento, gestão, promoção e monitorização de desempenho em matéria de sustentabilidade dos operadores e destinos turísticos portugueses. Com este histórico, António Jorge Costa, presidente do IPDT, acredita que “a parceria com o EarthCheck e as ferramentas partilhadas vão ajudar as diversas organizações turísticas a avaliar o impacto dos seus elementos de sustentabilidade e comunicar as suas ações e objetivos de forma autêntica, criando uma cultura de storytelling nas suas empresas”. Sublinha ainda que “as narrativas, os formatos de conteúdo e as táticas de amplificação destes guias ajudarão os operadores e destinos portugueses a fazer com que as suas histórias sejam conhecidas pelos visitantes e clientes e, também, a obter a adesão e o envolvimento dos seus colaboradores e acionistas”.

 

Para além de colaborar na adaptação dos guias, o IPDT irá juntar-se à consultora Green Growth como embaixador do EarthCheck, com o objetivo de dar a conhecer e promover a adoção dos programas EarthCheck Certified & EarthCheck Sustainable Destinations na indústria de turismo nacional.

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 7 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 8 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 9 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 10 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 11 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 12 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 13 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 14 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 2 dias

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.