A água limpa tudo, ou quase,. De fato existem certos objetos que permanecerão mais jovens durante mais tempo se nunca tiverem contacto com este elemento.
Bicos de fogão a gás
São muito vulneráveis à água. Se usar uma esponja húmida para limpar os queimadores ou derramar água diretamente no fogão, a ignição ficará molhada e para de funcionar. Se tentar usar o fogão imediatamente depois de lavá-lo, os dispositivos de ignição farão um clique repetitivo, mas não produzirão faíscas. Use um produto de limpeza específico com moderação para remover manchas de comida.
Objetos de couro
Sapatos, casacos, carteiras e estofados de couro exigem manutenção regular para preservar a cor e a textura, mas a água não deve fazer parte desse procedimento. Superfícies de couro molhadas podem deixar manchas e riscos. A água também causa rachaduras no material.
Lentes de contato
Nunca é bom enxaguar ou deixar as lentes de contato de molho em água durante a noite. Mesmo que as soluções de limpeza de lentes de contato pareçam ser apenas água, todas elas realmente têm agentes antimicrobianos que mantêm os germes longe dos olhos. Armazenar as lentes de contato na água irá promover o crescimento de micróbios na superfície das lentes, podendo, inclusive, contaminar os olhos.
Objetos eletrónicos
Eletricidade e água não se misturam. Usar um pano húmido para limpar qualquer tipo de dispositivo eletrónico, seja um laptop, TV, teclado ou telefone, é arriscado e perigoso. Se a limpeza com um pano seco não funcionar o suficiente, existem lenços especiais projetados para serem usados.
Prata
Talheres manchados só ficarão piores se decidir usar água para limpá-los. Produtos específicos para polimento de latão ou prata funcionam bem, pois ajudarão a restaurar a camada protetora de objetos feitos com esses metais, protegendo-os de manchas e danos causados pela água.