Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem desta condição do foro psicológico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS diz na sua página online que a população masculina tende a sofrer em silêncio. No entanto, há outros sintomas da depressão nos homens.
Nesse sentido, a publicação norte-americana, Huffington Post, fez uma entrevista ao diretor-executivo do Centro de Depressão da Universidade de Michigan, John Greden, que reconheceu que os homens têm uma maior dificuldade em descrever ou admitir uma doença mental. O especialista alertou ainda para a necessidade de estes aceitarem que a depressão não é uma condição que desapareça facilmente, nem é um sinal de fraqueza.
Ora, a mesma publicação sugeriu uma série de sintomas da depressão nos homens, que pode incluir uma tristeza extrema, perda da motivação e do prazer. Estes podem também envolver mudanças no apetite, dores de cabeça e problemas digestivos.
A página online do Sistema Nacional de Saúde (SNS) reconhece que a depressão «afeta pessoas de todas as idades, de todas as esferas da vida, em todos os países». Esta é uma condição que provoca uma sensação de aperto, que tem impacto no quotidiano das pessoas, mesmo nas tarefas mais simples, e pode ter consequências «devastadoras para o relacionamento com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida».