O sono não é constante durante a noite. Conheça e saiba como funcionam os ciclos do sono

São todos diferentes entre eles.

Passamos por cinco fases distintas do sono várias vezes durante a noite. Dois estágios de sono leve e três de sono profundo.

Os 5 estágios do sono são:

1ª fase – Fase do adormecimento
2ª fase – Fase de sono mais leve
3ª fase – Introdução ao sono profundo
4ª fase – Sono profundo
5ª fase – Sono REM

Fase 1

Também conhecido como ciclo de transição, ocorre quando a pessoa se encontra flutuando para dentro e para fora da consciência. Durante este estágio NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos), pode estar parcialmente acordado enquanto sua mente começa a adormecer.

Esse período de sonolência acaba levando a um sono leve.

Fase 2

Quase 50% do tempo gasto a dormir ao longo da noite é gasto no estágio dois. Também é uma fase não REM e é um dos estágios mais leves do sono. Mesmo sendo um estágio leve, a frequência cardíaca começa a diminuir e a temperatura corporal central diminui .

Fases 3 e 4

Os ciclos três e quatro são os estágios profundos do sono e geralmente são os mais difíceis de acordar.

Fases 5

É o único estágio do movimento rápido dos olhos (REM) e é diferente de qualquer outra fase do sono porque o cérebro está explodir de atividade.

A maioria dos adultos passa cerca de 20% do sono em REM, enquanto os bebês passam quase 50%. Durante o sono não REM, a mente descansa enquanto o corpo se restabelece, mas no sono REM a mente ganha energia enquanto o corpo está imóvel.

O sono REM tem esse nome porque os olhos disparam em várias direções enquanto os membros e músculos estão temporariamente paralisados.

 

Ler Mais