“Reading the Ocean” é o tema do encontro promovido pela iniciativa europeia liderada por Portugal “Bauhaus of the Seas Sails” (Bauhaus dos Mares), que se vai realizar no Templo da Poesia, em Oeiras, entre 26 e 28 de setembro, e que visa debater o futuro das cidades costeiras e a relação com o oceano e os seus habitantes.
A cerimónia de abertura acontece terça-feira, 26 de setembro, às 17h00 e conta com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Coordenador da Bauhaus do Mar, Nuno Jardim Nunes, do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, e do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijós.
No primeiro dia do encontro, estão previstas várias conversas que mostram a importância da literacia oceânica a partir da Ciência, da Fotografia, da Literatura ou da História.
No dia seguinte, os trabalhos prosseguem no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com um conjunto de caminhadas que tem como mote “A Walk to the Sea”, com ponto de partida no Jardim do Palácio Marquês de Pombal, às 16h30, e que promete dar a conhecer a ligação do Município de Oeiras com os diversos cursos de água até ao estuário e mar, terminando por volta das 19h00 com o pôr-do-sol na Praia de Santo Amaro de Oeiras. Estas caminhadas são abertas ao público, mas sujeitas a inscrição prévia.
À noite, será apresentado o documentário “Mar Urbano Lisboa”, de José Vieira Mendes e Ricardo Gomes, pelas 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, que pretende alertar para a importância dos recursos de um ecossistema único como é o Estuário do Rio Tejo.
O último dia do “Reading the Ocean” acontecerá no Aquário Vasco da Gama, onde os representantes do projeto discutirão o atual estado das iniciativas e as suas perspetivas para o futuro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, receber este encontro do “Bauhaus of the Seas Sails” é prova de como o Município está envolvido e empenhado no debate sobre o futuro das cidades costeiras e da importância do Mar, além de que Oeiras é exemplo de uma visão de desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, fazendo deste concelho um dos mais atrativos do País para se viver.
O “Bauhaus of the Seas Sails” é um dos seis projetos selecionados no âmbito dos chamados “projetos-farol” – o único liderado por Portugal – da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para acelerar a implementação do Pacto Ecológico Europeu. Envolve um consórcio de 18 parceiros de 7 países europeus.
Liderada pelo Instituto Superior Técnico, a iniciativa tem como parceiros nacionais a Fundação Calouste Gulbenkian, as Câmaras Municipais de Oeiras e de Lisboa e a consultora Magellan Circle. Pretende criar uma série de projetos-piloto que ensaiam novos modelos de praticar design a partir de uma perspetiva mais-que-humana — descentrando o humano para promover uma relação com vários ecossistemas aquáticos: rio, mar, lagoa, delta ou outros cursos de água.
Os projetos são interdisciplinares, cruzando as áreas da Arquitetura, Design, Arte, Tecnologia e Ciência. Em suma, o Mar como um espaço de criação, de inovação e de empreendedorismo.
Essas são as metas do projeto que, neste evento, reúne agentes nacionais e convidados de cidades como Veneza, Génova, Hamburgo, Malmö e Roterdão. Os diversos parceiros irão apresentar e debater as diferentes abordagens àquelas urbes em vários workshops e sessões de trabalho.