<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: «No Dia do Festival do Sono, lembre-se que dormir é, não só imprescindível, mas uma prioridade », Carlos Figueiredo, somnologista e pneumologista

3 Janeiro 2025
Carlos Figueiredo, somnologista e pneumologista na clínica Sleeplab

Artigo de opinião de Carlos Figueiredo, somnologista e pneumologista na clínica Sleeplab em Lisboa

O dia do Festival do Sono surgiu da consequência da privação de sono coletiva resultante das festividades do Natal e Ano Novo, com consecutivas noites com desregulação do horário de sono habituais e todos os sintomas associados à privação de sono resultante. Nestas festividades frequentemente existe uma quebra de medidas essenciais de higiene de sono como a regularidade dos horários de sono.

Este dia tem assim o propósito principal de alertar para o papel do Sono no bem-estar. Mas de facto os benefícios de um sono reparador vão para além do bem-estar, mas com óbvios e bem estudados cientificamente benefícios físicos e psicológicos.

Sono: inatividade – perda de tempo?

De facto, o sono é tudo menos um estado estritamente de inatividade. Maioritariamente trata-se de um estado de repouso físico, mas com intensa atividade cerebral. O sono é assim fundamental para o desenvolvimento cerebral, desde a nascença, capacidade de atenção, concentração, criatividade, tomada de decisão e estruturação de memória, entre muitos outros processos cognitivos. Mas também na regulação e manutenção de muitas funções e processos fisiológicos dos vários órgãos do corpo, onde se destaca a componente endocrinológica e cardio-vascular. Por isso percebe-se que na evolução do ser humano não se prescindiu da quantidade de horas de sono e acabamos por passar cerca de 1/3 da nossa vida a dormir.

Privação de Sono: um real problema de saúde pública?

Dormir menos do que o que cada pessoa necessita, a privação de sono, é mesmo um problema de saúde pública e já declarado por algumas entidades como Centers for Disease Control and Prevention (CDC) como uma epidemia nos países industrializados. Essa quantidade de horas é individualizada e no adulto em média é entre as 7h e as 9h de sono por dia.

A privação de sono tem um potencial impacto negativo em todos os órgãos e sistemas do corpo. Como exemplos: dificuldade na atenção e concentração; aumento tempo de reação e consequente aumento risco de acidentes de viação, mas também de trabalho; alterações de humor, instabilidade emocional e irritabilidade; alterações do padrão alimentar e excesso de peso; diabetes mellitus tipo 2; hipertensão arterial, enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral; demência; impacto negativo no sistema imunitário (com aumento risco de infeção).

Privação de Sono: posso recuperar o sono perdido?

Aqui está uma questão fundamental e com muitos mitos e desinformação.

O que sabemos efetivamente é que as horas de sono perdidas nunca são totalmente recuperadas. Por isso a manutenção da regularidade das horas de sono é mesmo imprescindível. Obviamente que após alguns dias sem dormir as horas necessárias (que varia entre pessoas), dormir mais algumas horas (tipicamente ao fim-de-semana ou neste dia do festival do sono) pode levar a bem-estar e inclusive com alguma evidência científica de alguma redução de alguns riscos associados à privação de sono. Mas nunca é igual e o risco nunca é reduzido a 100%. Além de que, principalmente em indivíduos suscetíveis, as sestas e o excesso de horas de sono transitórias na tentativa de recuperar horas de sono pode destabilizar ainda mais o ritmo circadiano e a pressão de sono induzindo por vezes insónia.

Distúrbios do Sono: o que pode impactar negativamente o Sono?

Os sintomas que tipicamente surgem associados a um distúrbio do sono são: dificuldade em iniciar ou manter o sono; a sensação de sono não reparador; o cansaço e sonolência diurna; necessidade de sestas; dificuldade de concentração; irritabilidade e outras alterações do humor; menor performance no trabalho.

Existindo uma extensa lista de alterações / patologias que podem ocorrer e perturbar o sono, sendo as mais frequentes: insónia (dificuldade adormecer, manter ou acordar mais cedo do que pretendido), apneia obstrutiva do sono (ressonar, pausas respiratórias presenciadas, boca seca), pernas inquietas (movimentos involuntários geralmente das pernas) e bruxismo (ranger dos dentes). Todas estas patologias podem levar à fragmentação do sono e levar a sintomas associados à diminuição tempo de sono e da sua desregulação.

 

Higiene do Sono: como posso melhorar o meu sono?

Existem várias medidas de higiene do sono – estratégias que contribuem para um sono regular, estruturado e benéfico – que podem e devem ser instituídas no dia-a-dia de cada um. Entre elas destaco: horários regulares (adormecer e acordar em horários semelhantes no dia-a-dia); exposição solar (preferencialmente no período da manhã permitindo ajudar na sincronização do nosso ritmo circadiano); atividade física e exercício físico (idealmente nas primeiras horas do dia); evitar sestas prolongadas e tardias; evitar o consumo de bebidas cafeinadas e/ou açucaradas; evitar refeições copiosas ao jantar; evitar fumar ou consumir bebidas alcoólicas (principalmente nas últimas 4 horas antes de ir para a cama); criar um ambiente confortável no quarto (escuro, silencioso e com uma temperatura adequada); reduzir a exposição à luz dos écrans dos dispositivos eletrónicos nas últimas horas antes de adormecer; e promover atividades que promovam o relaxamento (banho de água quente, leitura, atividades de relaxamento, meditação, música).

 

Portanto, recomenda-se que o Sono seja encarado como imprescindível e prioridade. Que seja parte integrante da nossa agenda cada vez mais preenchida. Aliado a uma alimentação saudável e atividade física e exercício físico regular.

Quando existe dificuldade em estabelecer estes hábitos de vida saudáveis aconselha-se a procurar ajuda especializada, sendo que na área do Sono existem vários locais com consulta de Sono, onde o âmbito multidisciplinar potencia os resultados.

 

“Se o sono não serve uma função absolutamente vital, então é o maior erro do processo evolutivo que alguma vez ocorreu” (Allan Rechtschaffen, 1978)

Mais Recentes

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 10 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 10 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 10 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 10 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 10 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 10 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 10 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 11 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 11 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 11 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 11 horas

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 11 horas

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 11 horas

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 12 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 12 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 12 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 12 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 12 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 13 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.