Poderá a água ser harmonizada com o vinho? Este evento prova que sim

Centenária marca transmontana marca presença em evento dinamizado por 50 produtores de quase todas as regiões vitivinícolas nacionais e onde estarão mais de 400 referências em prova

Se uma boa água é essencial para uma igualmente boa experiência vínica, não haverá qualquer razão para que uma visita à Spring Edition do “Vinhos a Descobrir”, no Porto nos próximos dias 6 e 7 (sábado e domingo), não corra de feição. Isto porque marca presença aquela que é uma das águas de referência do setor: a Carvalhelhos.

O festival vínico ocupa um dos edifícios mais icónicos da “cidade Invicta”, a Alfândega, num cenário perfeito para conhecer as referências mais emblemáticas – e premiadas – de uma cinquentena de pequenos e médios produtores portugueses, de quase todas as regiões vitivinícolas portuguesas. E onde estarão, também, representados outros seis países.

A insígnia, recorde-se, disponibiliza para consumo água mineral natural e água mineral natural gaseificada. A primeira apresenta-se equilibrada na sua mineralização e com PH neutro (7), um dos seus grandes trunfos, exibindo na sua composição uma notável presença de silício, elemento indispensável nos processos de assimilação do cálcio nos ossos, assim como na produção de colagénio pelo nosso organismo.

Quanto à variante gaseificada, destaca-se pelo seu baixo nível de sódio, em comparação com as congéneres no mercado português, constituindo-se como a melhor escolha dos consumidores que sofrem de hipertensão, bem como de outras patologias que tenham o sódio como um dos responsáveis. Trata-se de uma água especialmente indicada para auxiliar no processo digestivo.

Montra multifacetada do setor, o “Vinhos a Descobrir” receberá o lançamento oficial de novas marcas de pelo menos cinco produtores. Num momento que pequenos produtores da Síria, Líbano, Jordânia, África do Sul, França e Itália, aproveitarão igualmente para dar a conhecer as suas referências vínicas, no espaço “Fora do Ninho”.

Além de provas comentadas, o evento contará ainda com a prestação do wine painter Massimo Esposito, que promete surpreender na criação de aguarelas com vinho. Algumas das quais serão ofertadas sempre que as compras dos visitantes ultrapassem os 100 euros.

O “Vinhos a Descobrir” é igualmente um escaparate para as iguarias gourmet e regionais. E a pureza das Águas de Carvalhelhos estará no centro dos acontecimentos.

 

Ler Mais