Partilhar

Portugal e Espanha são países onde a emissão de gases de efeito estufa está acima da média europeia

Green Hospitals: Projeto pioneiro apoia o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos

23 Maio 2024
Forever Young com Lusa

O Projeto Green Hospitals, um Projeto de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, foi apresentado no passado dia 20, na ULS de Coimbra, sob o tema “Melhoria da Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços”. Esta iniciativa assenta numa abordagem multidimensional que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais e também para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.

Desenvolvido no âmbito do POCTEP 2021-2027 (Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal), o projeto Green Hospitals está alinhado com as políticas ambientais e de sustentabilidade e visa aumentar os níveis de eficiência energética e reduzir os consumos de energia primária e consequente emissão de gases de efeito estufa do setor da Saúde ibérico.

Na sessão de abertura Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, e Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), reforçaram que Portugal e Espanha continuam a ser países onde a emissão dos gases de efeito estufa está acima da média europeia, no âmbito do setor da saúde.

Por este motivo, Xavier Barreto sublinhou a importância da criação de uma rede de hospitais que promovam o diagnóstico, a partilha e a implementação de melhores soluções para a eficiência energética. “É absolutamente fundamental que os hospitais no futuro sejam mais eficientes em termos energéticos e que, de alguma forma, reduzam o seu impacto no ambiente. É sabido que a indústria da saúde é uma das que tem maior impacto no ambiente e que mais contribui para o aquecimento global e alterações climáticas”, explicou o presidente da APAH.

“Este projeto vai ajudar-nos a direcionar melhor e a priorizar o desenvolvimento de atividades que vão permitir reduzir a nossa pegada carbónica, a fim de sermos uma organização mais sustentável do ponto de vista ambiental”, referiu Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra.

Luís Campos, Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, destacou a necessidade de existir uma voz comum às organizações, no que diz respeito à ligação entre a saúde e o ambiente. “O Conselho Português para a Saúde e Ambiente defende que o setor da saúde deve começar a pensar em reduzir a sua pegada ecológica. Todos sabemos que as alterações climáticas e a degradação ambiental estão a evoluir da forma mais pessimista e isso tem impacto na saúde das pessoas. Neste momento, 1 em cada 4 pessoas morre devido a fatores ambientais”, alertou.

Para o desenvolvimento do projeto foi constituído um consórcio que envolve cinco entidades portuguesas, designadamente a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a ULS de Coimbra, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, a ULS do Algarve, a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) e duas entidades espanholas, entre as quais o Servicio Gallego de Salud (SERGAS) e a Agência de Energia do Governo Regional da Comunidade Autónoma de Castilla y León (EREN).

Numa primeira fase do projeto, cada uma das entidades envolvidas fará o seu diagnóstico individual de forma a permitir um apuramento das condições atuais de todos os envolvidos. Numa segunda fase, está prevista a implementação em hospitais ibéricos de medidas e tecnologias inovadoras que permitam alcançar níveis elevados de eficiência energética e contribuir assim para a diminuição do uso de energia e consequente emissão de gases de efeito de estufa do setor da saúde ibérico.

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 5 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 5 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 6 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 6 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 6 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 7 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 7 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 7 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 8 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 8 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 8 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 9 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 9 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 9 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 10 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 10 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 10 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 10 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 10 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.