Entre os dias 2 a 20 de outubro, o público foi convidado a votar no seu vídeo de turismo favorito na competição internacional CIFFT “People’s Choice” Award 2023.
Após garantir 51.799 votos de 61 países, a produção portuguesa “Monção Deixa Marca”, do Município de Monção, foi eleita o Melhor Filme de Turismo do Mundo pelo voto do público.
Acompetição contou com a participação de outros 55 vídeos de 24 países. Produzido pelo cineasta Leonel Vieira, o vídeo pretende promover Monção como um destino icónico e convida o público a descobrir as lendas que inspiram os seus costumes e tradições. Para deixar a sua marca no CIFFT “People’s Choice” Award, o Município de Monção envolveu a comunidade através da rádio local e promoção em teatros, concertos, escolas e eventos. Com este prémio, Monção tornou-se um exemplo de como a dedicação, a criatividade e o apoio da comunidade podem levar à conquista de um reconhecimento global.
“Esta conquista é reflexo da qualidade excecional do filme “Monção Deixa Marca”, cujas imagens fantásticas conquistaram o mundo. É a demonstração real e inequívoca que um território de reduzidas dimensões, mas com uma identidade muito forte, pode tornar-se um destino turístico de referência mundial.”, afirmou António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção.
Na sua sexta edição, o CIFFT “People’s Choice” Award contou com 126.475 votos de 178 países. Esta iniciativa do International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT) pretende destacar o papel essencial do vídeo na promoção do turismo e a influência do público para o desenvolvimento do
sector.