Pode não ser fácil mas que faz bem faz. Acordar e tomar um banho gelado pode ser muito vantajoso para o corpo e para a mente. Ajuda a acordar e estimula o corpo para o dia que começa.
Mas não é preciso sofrer: comece com água morna e depois vá arrefecendo conforme se for habituando.
Excelente ajuda na circulação sanguínea
O impacto da água fria nos braços e nas pernas origina a contração dos vasos sanguíneos, o que faz com que o sangue vá para os órgãos centrais como uma tentativa de equilibrar a temperatura corporal.
Aumenta a disposição
Quando a circulação sanguínea aumenta, aumenta também a procura de oxigénio no corpo. O cansaço pode ser reduzido e o corpo fica com maior disposição para enfrentar o dia.
Previne doenças cardiovasculares
Os impulsos elétricos enviados para o cérebro durante o banho estimulam a produção de noradrenalina, substância capaz de regular a pressão arterial.
Ajuda no tratamento da depressão
De acordo com alguns estudos, pode ajudar no tratamento da depressão porque a água fria, ao entrar em contato com a pele, ativa os receptores de frio no sistema nervoso, enviando sinais para o cérebro, o que resulta no aumento de endorfina no sangue.
Ajuda a melhorar as dores musculares
Tomar um banho gelado depois da atividade física promove um efeito anestésico em pontos de dor no corpo.
Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer
Quando se toma banho com a água gelada, dá-se a produção de uma hormona chamada irisina. O organismo é estimulado a perder peso naturalmente, acelerando o metabolismo, podendo influenciar na redução de gordura no fígado.
Melhora a imunidade
O impacto da água fria na pele estimula a produção de células de defesa do organismo, chamadas de leucócitos.
Faz bem para pele e para o cabelo
O banho gelado evita que se perca a oleosidade natural da pele, ajuda a fechar os poros, além de reduzir a sensação de comichão caso você tenha dermatite ou alguma alergia. Nos cabelos, ajuda a fechar as cutículas, deixando o cabelo mais bonito e reduz a caspa.