<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quinta Nova arranca celebrações de 20 anos de enoturismo com menu temático inspirado na obra de Eça de Queiroz

13 Abril 2025
Sandra M. Pinto

“A Cidade e as Serras”, “Os Maias” ou “Uma Campanha Alegre” são o mote para um menu exclusivo, disponível no período da Páscoa, onde o chef André Carvalho reinterpreta as referências gastronómicas da prosa de Eça de Queiroz. A iniciativa dá arranque às 20 celebrações a propósito dos 20 anos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo enquanto primeiro enoturismo do Douro.

As vinhas centenárias, o cenário idílico de uma primavera em flor e o rico receituário descrito em diversas obras de Eça de Queiroz serviram de inspiração ao chef André Carvalho para a criação de um menu temático e de edição limitada, disponível entre os dias 18 e 30 de abril.

O novo menu serve de arranque a um conjunto de 20 iniciativas previstas acontecer em 2025, de maneira a assinalar as duas décadas do primeiro projeto de enoturismo com hotel vínico do Douro, alojado na centenária Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e de portas abertas desde 2005.

Também no ano em que se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz, o Terraçu’s Winery Restaurant desafia os mais curiosos a uma experiência sazonal única. Uma viagem gastronómica pelos sabores mais genuínos do autor de “A Cidade e as Serras”, onde se celebram as maravilhas destas “vinhas que se vão espraiando em socalcos” e do deslumbramento de Jacinto pela comida autêntica e deliciosa, mas também pela “grandeza do Douro e da vinha, a serra … a descoberta da Natureza”.

Deste menu exclusivo fazem parte distintos momentos, a começar pela entrada, uma “Caldeirada Escassa de Sardinha e uma côdea de broa”, descrita na obra “Uma campanha Alegre” – “…comem numa grande tigela, promiscuamente, a caldeirada escassa de sardinha e côdea de broa…” – servida com o Quinta Nova Rosé 2024. A viagem gastronómica prossegue com a “Fava Rica”, de “Os Maias”, harmonizada com o Quinta Nova Reserva Touriga Nacional 2022, passando depois para o “Pregado com molho holandês e espargos”, do livro “A Capital”, que chega à mesa com o Grainha Branco 2023.

De “Ecos de Paris” surge ainda a “Codorniz trufada com creme de alcachofras”, na companhia de Quinta Nova Reserva Terroir 2023, e, finalmente, da obra “A Cidade e as Serras” resulta o “Arroz-doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos”, sobremesa harmonizada com Quinta Nova Vintage Porto 2022, que se traduz num bailado perfeito de sabores e texturas.

Mais Recentes

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 10 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 10 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 11 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 11 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 12 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 14 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 14 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 15 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 15 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 16 horas

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 17 horas

Transformar plástico em paracetamol? Cientistas criam medicamento a partir de garrafas PET

há 17 horas

Borboletas que bebem lágrimas? A estranha amizade entre tartarugas e insetos na Amazónia

há 18 horas

Há 100 milhões de anos, era este o animal que dominava os oceanos em todo o mundo

há 18 horas

E se o tempo tiver três dimensões? Nova teoria propõe modelo radical que pode unificar toda a física

há 18 horas

Construir casas na Lua, com materiais da Lua: o novo desafio da NASA

há 18 horas

Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

há 18 horas

Quer viver até aos 100 anos? Cinco conselhos surpreendentes de quem já lá chegou

há 19 horas

Fungo da “maldição de Tutankhamon”, afinal, pode vir a ser um promissor medicamento anticancerígeno

há 19 horas

O que (não) comer e beber durante uma onda de calor

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.