Reflexões sobre como ultrapassar uma crise financeira

Esta semana, Ariana Nunes (educadora financeira e criadora do canal YouTube “Renda Maior) partilha com os leitores da Forever Young algumas importantes dicas para o ajudar a organizar as suas finanças.

Passar por uma crise financeira nunca é fácil. No início, temos que verificar como estão as nossas condições, fazendo uma análise criteriosa à nossa situação atual, isto é, perceber o nosso nível de segurança no emprego ou negócio próprio, pensar em formas de adaptar o nosso estilo de vida para conseguir poupar mais e, ainda, para muitas pessoas, trata-se de um período que, por vezes, é mais penoso, pois necessitam de encontrar emprego ou reestruturar as suas finanças, dando uma volta de 180 graus à realidade atual.

Este artigo pretende também transmitir uma lista de afazeres que devemos ter em conta quando entramos num período difícil da economia. Como abordar o momento e, ainda, tentar mudar para conseguir as oportunidades que podem surgir ou, até mesmo, sermos nós a criá-las.

 

  1. A atitude

 

O fundamental é ter noção que as crises financeiras são cíclicas e que, de tempos em tempos, vão existir recessões financeiras. Esta é uma realidade que faz parte do sistema económico, daí devermos estar preparados para estes tempos, adotando um estilo de vida mais frugal, poupando e investindo uma parte em produtos financeiros com capital garantido. Com estas seguranças, irá ter um plano de prevenção para crises financeiras futuras. A verdade é que a maior parte das pessoas não está preparada para os piores momentos e, por isso, será necessário mudar a abordagem seguida até agora.

Devemos encarar o momento e começar a perceber onde está o mercado a contratar, ou tentar começar projetos que possam dar resultados. A facilidade de acesso ao conteúdo online, faz com que seja possível estarmos sempre atentos a novas oportunidades.

Adote uma postura positiva, não se deixe abalar e, se for necessário, comece do zero!

 

  1. Trate das finanças como um negócio

 

Provavelmente, poderá ter que suster a sua respiração ao consultar a sua conta bancária, mas é necessário, saber quanto dinheiro tem. Não vale a pena fugir da realidade, temos sempre que começar por algum lado, tomando a atitude de controlar o que ficou descontrolado.

As despesas não lhe dão tréguas? Então, deverá analisar as mesmas e começar a reduzir ao máximo naquelas que for possível. Aqui entra a parte de nos reinventarmos, onde abdicamos de jantar fora ou até do passeio de carro. Tente manter uma linha de equilíbrio, entre o seu conforto e o seu rendimento.

Tal como num negócio, tem de pensar em obter lucros, por isso, o foco deverá ser trabalhar mais ou, o quanto antes, arranjar um emprego qualquer, mesmo que seja apenas por um breve período de tempo enquanto não arranja outro, para conseguir fazer face às suas obrigações financeiras.

Situações difíceis poderão obrigar a sacrifícios maiores tal como, se tiver que ser, trabalhar aos fins de semana. Mas não encare isso como um sacrifício, pois estará a ganhar dinheiro e, é com isso que conseguirá dar a volta nos momentos complicados.

 

  1. Dicas simples

 

Como não existem fórmulas mágicas e tendo já passado por uma crise financeira, deixo aqui algumas dicas práticas que me ajudaram e  podem ajudar o leitor a ultrapassar uma crise:

  1. Procure arranjar mais do que uma fonte de rendimento;
  2. Foque-se em tentar ganhar mais dinheiro na sua atividade, por exemplo, alcançando os prémios de produtividade ou fazendo horas-extra;
  3. Não compre artigos no imediato, aguarde sempre 3 dias e só depois volte a ponderar se ainda precisa ou, sempre que possível, peça emprestado;
  4. Não seja comodista, faça as coisas você mesmo, desde as refeições aos arranjos. Hoje em dia arranja um tutorial para quase tudo no YouTube;
  5. Reforce ou aumente a sua reserva de emergência;
  6. Não tenha vícios, aproveite para mudar em prol da sua saúde e da sua carteira;
  7. Não adote uma postura de derrotista, pois isso irá impactar muito o seu desempenho profissional;
  8. Faça mais coisas ao ar livre, sejam passeios em família, piqueniques ou exercício físico;
  9. Aproveite as amostras grátis e passatempos online, pois é uma forma de conseguir poupar dinheiro;
  10. Seja persistente, se receber um não de uma candidatura a um novo emprego, não desista. A vida é feita de “nãos” até se ouvirem os “sims”.

 

Podemos até passar por esta crise e não termos qualquer quebra de rendimento ou, até mesmo, conseguir prosperar. Mas, seja qual for a sua situação, o intuito será sempre partilhar boas dicas que pode sempre pôr em prática, isto para ter uma melhoria financeira e, consequentemente, uma vida melhor, principalmente, nestes períodos mais conturbados como vivemos nos dias de hoje*

 

*Todo o conteúdo neste artigo apenas serve para fins educacionais e não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro. Consulte sempre um especialista certificado ou faça a sua própria análise.

 

 

 

Por Ariana Nunes
(Educadora financeira e criadora do Canal Renda Maior no YouTube)
Site: https://www.youtube.com/rendamaior

 

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...