Sabe qual é a diferença entre uma bebida destilada e uma fermentada?

Tudo se baseia no processo de produção, onde a bebida poderá ser preparada pelo processo de destilação ou de fermentação.

Independentemente deste processo, o composto orgânico que faz com que uma bebida seja classificada como alcoólica é o Etanol, cuja fórmula molecular é C2H5OH.

Bebidas destiladas

Uísque: bebida obtida a partir da destilação de cereais envelhecidos e milho especial. Teor alcoólico: 43-55 °GL. (nota: °GL – graus Gay Lussac, unidade de medida de teor alcoólico)

Aguardente: tem como matéria prima a cana-de-açúcar, e a destilação do mosto (caldo de cana) é que dá forma à bebida. Teor alcoólico: 38-54 °GL.

Conhaque: bebida preparada através da destilação do vinho. O curioso é que primeiro se obtém o vinho através da fermentação e em seguida o líquido é destilado para a fabricação do conhaque. Teor alcoólico: 40-45 °GL.

Vodca: bebida originária da matéria prima: batata e trigo. Teor alcoólico: 40-50 °GL.

Bebidas fermentadas

As bebidas não destiladas têm seu processo de obtenção mais lento.

Vinho: bebida tradicional obtida a partir da fermentação do sumo de uva. As uvas são esmagadas no lagar e deixadas em repouso para fermentarem. Teor alcoólico: 12 °GL.

Cerveja: bebida popular obtida a partir da fermentação de cereais: lúpulo, cevada, cereais maltados. Teor alcoólico: 3-5 °GL.

Champagne: a matéria-prima para obtenção é a mesma do vinho, a uva, mas neste caso a fermentação só ocorre na garrafa, ou seja, o sumo de uva é engarrafado e em seguida armazenado, a partir daí é que se tem a bebida fermentada. Teor alcoólico: 11 °GL.

Sidra: possui características que imitam o champagne, mas com uma diferença, a bebida é obtida pela fermentação da maçã. Teor alcoólico: 4-8 °GL.

Ler Mais