A hora do dia – ou especialmente da noite – a que se come pode afetar a saúde mental, de acordo com um estudo do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.
Os cientistas criaram um cronograma simulado de trabalho por turnos e encontraram aumentos na depressão e ansiedade naqueles que comem a horas estranhas. .
Os participantes foram submetidos a um protocolo de “dessincronia forçada” com pouca luz durante quatro “dias” de 28 horas em vez de dias de 24 horas.
Ao quarto “dia”, os seus ciclos comportamentais foram invertidos em 12 horas, o que simulava o trabalho noturno e causava desalinhamento circadiano.
Os participantes foram então aleatoriamente designados para um de dois grupos de horários das refeições.
No grupo de controle, as refeições foram feitas num ciclo de 28 horas, o que significa que as pessoas comiam durante a noite e o dia.
Este é o horário típico para trabalhadores noturnos.
No grupo de intervenção apenas durante o dia, os participantes fizeram as refeições num ciclo de 24 horas, o que significava que comiam apenas durante o dia.
No dia 4, para aqueles no grupo de refeições diurnas/noturnas, os níveis de humor semelhantes à depressão aumentaram em 26% e os níveis de humor semelhantes à ansiedade em 16%.