Se tem o hábito de aquecer a água no micro-ondas é melhor parar se não quer correr riscos desnecessários

A forma como o micro-ondas aquece os líquidos e os alimentos apresenta riscos de manuseamento que muitos consumidores desconhecem.

Aquecer água no micro-ondas é uma má prática que deve ser eliminada.

Muitas pessoas usam regularmente o micro-ondas para aquecer água para preparar café ou chá. Isso é comum mas não é uma boa prática.

E existe uma razão científica para tal: ao contrário de uma panela no fogão, o micro-ondas aquece os alimentos de fora para dentro, o que significa que, muitas vezes, algo que parece quente ainda está frio por dentro o que só se percebe depois de experimentado.

O micro-ondas aquece de cima para baixo, causando superaquecimento da água nestes casos, fazendo com que ela atinja uma temperatura acima do ponto de ebulição, o que é um estado instável.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA alerta que um pequeno movimento pode fazê-lo explodir violentamente , fazendo-o voar em alta velocidade e causar queimaduras em quem estiver por perto podendo ocorrer lesões significativas nos braços e no rosto.

A FDA recomenda adicionar previamente os produtos que se deseja dissolver em água, café, infusão ou açúcar, para evitar qualquer possibilidade de explosão.

O micro-ondas é eletrodoméstico essencial em qualquer casa, pois é um dos aparelhos mais versáteis da cozinha, principalmente para aquecer alimentos. No entanto, também é utilizado para descongelar e cozinhar.

Porém, é preciso ter muito cuidado com os recipientes que se colocam dentro dele, pois o micro-ondas só é seguro se for utilizado de maneira adequada. Neste sentido, o vidro e a cerâmica são os materiais que melhor se adaptam a este eletrodoméstico, mas há outros que podem ser um problema.

Objetos ou materiais que deve manter afastados 

Sacos de papel: o uso de papel é perigoso e deve ser evitado no micro-ondas, pois pode causar incêndio. O único saco que pode ser inserido é o que tem uma indicação especial para poder utilizá-lo, como é o caso dos sacos de pipoca.
Recipientes de alumínio: os habituais recipientes de alumínio onde são conservados alguns alimentos congelados não são recomendados para serem colocados no micro-ondas.
Plástico de má qualidade: se for colocado no micro-ondas plástico de má qualidade e não adequado para micro-ondas, pode fazer com que o plástico derreta e os alimentos sejam contaminados.
Bandejas de poliestireno expandido: costumam ser oferecidas nos supermercados juntamente com carnes, peixe fresco, verduras ou frutas. Este é um material que não suporta altas temperaturas.
Pauzinhos de madeira: deve-se levar em consideração que a madeira é um material altamente sensível ao calor e inflamável, por isso os pauzinhos de madeira de qualquer tipo não devem ser colocados no micro-ondas, pois podem causar incêndio.
Utensílios de cozinha de porcelana ou cerâmica: Utensílios de cozinha de porcelana ou cerâmica decorados com esmaltes que contenham metais não devem ser colocados no micro-ondas, pois esse esmalte pode derreter ou causar faíscas.

Ler Mais