Os principais problemas que causam uma tensão arterial baixa são o cansaço e esgotamento frequente, a debilidade, as dores de cabeça e os incómodos que acompanham as temperaturas baixas. Além disso, nos momentos em que a tensão cai muito, corre-se o risco de desmaio, o que pode produzir complicações no caso de uma queda perigosa. É importante seguir as indicações médicas, mas também convém fazer algumas mudanças alimentares para melhorar o nível da tensão.
Faça sempre um bom pequeno-almoço de uma forma nutritiva, pois o jejum prolongado pode fazer com que a tensão baixe mais do que o normal, causando mal-estar..
Incorpore na sua dieta diária bebidas com cafeína que sejam saudáveis, como por exemplo o café e o chá, especialmente no pequeno-almoço e após muitas horas sem se alimentar. A cafeína aumenta a frequência cardíaca, melhorando os níveis da tensão arterial.
O chocolate, devido ao conteúdo de teobromina, também é uma boa alternativa para subir a tensão arterial baixa, pois também melhora a frequência cardíaca. Prefira sempre o chocolate negro.
Inclua na dieta o sal levando em consideração que nunca deve se exceder.
Beber água é muito importante para evitar episódios onde a tensão arterial baixa muito. A hidratação correta é fundamental para quem sofre desta condição.