Tem um Seguro de Saúde? Não se esqueça de que é dedutível no IRS. Saiba o que deve fazer

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Com a entrega do IRS a começar já a partir do próximo sábado, dia 1 de abril, a Médis alerta a deduzir as despesas em seguros de saúde de forma a poupar no IRS.

 É preciso ter especial atenção para as despesas relacionadas com os seguros de saúde, e confirmar se o valor pago está correto na declaração de IRS pré preenchida pela Autoridade Tributária (AT).

Assim, é fundamental que os contribuintes que tenham seguro de saúde estejam cientes desta informação, para não submeterem a declaração sem verificarem ou incluírem esse valor, e evitarem perder os benefícios a que têm direito.

No caso do seguro de saúde, é dedutível à coleta de IRS 15% do montante de despesas de saúde de qualquer membro do agregado familiar, com um limite máximo de 1000€. Este valor inclui o prémio do seguro de saúde que cobre, exclusivamente, os riscos de saúde.

O que precisa de fazer para beneficiar desta dedução?

Durante a entrega do IRS, a Autoridade Tributária pré-preenche as informações sobre as despesas com base nas informações do e-fatura ou do Portal das Finanças. Caso alguma dessas despesas não esteja disponível no Portal das Finanças, é possível alterar os valores considerados pela AT, preenchendo o Anexo H do IRS. Para inserir as despesas com seguro de saúde no Anexo H do IRS, siga os seguintes passos:

  1. Adicione o Anexo H à declaração do IRS, caso ele não esteja pré-preenchido.
  2. Marque “Sim” no campo 01 do quadro 6C1, para poder alterar ou acrescentar as despesas já pré-preenchidas.
  3. Autentique todos os elementos que fazem parte do agregado familiar.
  4. Em seguida, preencha o quadro 6C1, utilizando uma linha por código de despesa e por titular.
  5. Altere ou acrescente os valores, inserindo todas as despesas suportadas por cada elemento do agregado familiar, incluindo aquelas cujos valores são iguais aos comunicados pela AT.

É importante lembrar que, ao optar por alterar uma despesa no Anexo H, todas as outras despesas devem ser inseridas manualmente. Portanto, no final, é importante verificar se todas as despesas foram inseridas corretamente.

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