100 Erros: “antes de” ou “antes que”

Não se preocupe, a Escrivaninha (equipa de serviços linguístico e de edição) esclarece todas as dúvidas que possa ter na nova rúbrica “100 Erros”, todas as semanas no site Forever Young.

1) Antes de sair de casa, desligo sempre todas as luzes.

2) Antes de jantarmos, podemos descansar um pouco?

Tudo bem até aqui?

 

3) Antes que comecemos a discutir, acalmemos os ânimos.

4) Antes que te passes, deixas-me explicar?

Continua, o nosso leitor, a acompanhar?

 

5) Antes da tempestade, vem a bonança.

6) Antes das 16 horas estarei em casa.

 

Ora, bem. Já chega. Então, afinal, quantas e quais destas frases é que estão certas? Será mais correcto dizermos antes de ou antes que?…

Esta é uma dúvida que assombra muita gente, mas é das mais fáceis de resolver. Isto porque, na verdade, é necessário começar por dizer que, sabendo que o advérbio antes significa o mesmo que «previamente» ou «em tempo anterior», antes de antes que são locuções com o mesmo valor semântico. Por isso, estão ambas correctas e, como tal, também o estão todas as frases acima!

 

Contudo, elas utilizam-se segundo restrições gramaticais diferentes e é essa distinção que aqui nos interessa.

 

A locução antes que é utilizada para introduzir orações com valor adverbial cujo verbo está no modo conjuntivo. É o caso das frases 3) e 4):

3) Antes que comecemos – presente do conjuntivo: que (eu) comece; que (tu) comeces; que (ele/ela) comece; que (nós) comecemos; que (eles/elas) comecem.

4) Antes que te passes – presente do conjuntivo: que (eu) me passe; que (tu) te passes; que (ele/ela) se passe; que (nós) nos passemos; que (eles/elas) se passem.

(Perdoem-nos o contexto informal deste último exemplo, mas antes que o erro vos passe nas situações mais corriqueiras, a Escrivaninha decidiu desmistificar.)

 

Já a locução antes de é utilizada em orações adverbiais com infinitivo (simples ou flexionado), como no caso das frases 1) e 2); ou com expressões nominais (isto é, com expressões que se regem por substantivos, advérbios ou adjetivos), como no caso das frases 5) e 6).

 

1) Antes de sair – infinitivo simples

2) Antes de jantarmos — infinitivo flexionado ((nós) jantarmos)

5) Antes da tempestade — substantivo

6) Antes das 16 horas ­— substantivo

 

Conclusão: ou se emprega antes que ou antes de, tendo em conta as restrições gramaticais que acima referimos. E, já agora, também não é aceitável dizer, como tantas vezes acontece, “antes de que” – aqui cometemos um erro praticamente duplo, uma vez que mostramos desconhecer a regra e, ainda, tornamos o erro redundante.

 

Assim, antes que nos precipitemos, isto é, antes de cometermos erros perfeitamente evitáveis, pensemos melhor sobre as regras e esclareçamos cada caso.

 

Mais claro?

 

Marta Cruz

(texto escrito de acordo com a antiga ortografia)
A Escrivaninha é uma equipa de freelancers que se dedicam à revisão, edição, tradução e produção de texto, criada por quem conhece e reconhece a beleza mas também os ardis da língua portuguesa. Conheça melhor os nossos serviços aqui.

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...