Nos últimos meses diversos estudos e inquéritos têm revelado a forma como a pandemia tem alterado os nossos hábitos alimentares. De acordo com o inquérito International Food and Information Council 2020, cerca de 85% dos participantes afirma ter alterado a forma como se alimentam ou como preparam as suas refeições.
A principal razão apontada para justificar esta alteração está relacionada com preocupações de saúde. Seja o objetivo a perda de peso, o aumento de energia ou o prevenir de problemas de saúde no futuro.
No que diz respeito à nossa mente, um estilo de vida e uma alimentação adequada é fundamental para prevenir alguns dos problemas mais graves associados ao envelhecimento – tais como a demência. Sendo que não existe cura para estas condições de saúde, a nossa missão deverá ser reduzir ao máximo os fatores de risco.
Tal como explica o portal Psychology Today, uma rígida dieta mediterrânica tem demonstrado ser capaz de reduzir não apenas a incidência de problemas cardiovasculares, como também de proteger as funções cognitivas da mente. Esta dieta tem o seu principal foco no consumo de frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, frutos, peixe e azeite. Simultaneamente reduzindo o consumo de produtos lacticínios e carne.
Descubra agora 3 alimentos particularmente poderosos que deverá acrescentar à sua dieta e que poderão ajudar a manter a saúde da sua mente.
- Mirtilo
Este é um alimento muito associado à prevenção de doenças crónicas e à proteção da saúde do nosso cérebro. Contém compostos que reduzem a inflamação no nosso sistema nervoso central. Diversos estudos apontam para o facto de um consumo regular deste tipo de fruto poder retardar o degradar cognitivo, associado ao envelhecimento.
As antocianinas e polifenóis existentes nos mirtilos são ainda responsáveis por um conjunto de efeitos positivos para a saúde. Oferecem proteção contra o cancro, a diabetes, obesidade, hipoglicemia, hipertensão.
- Omega-3
A recomendação do consumo de peixes gordurosos e de frutos secos, está habitualmente associado à presença de Omega-3 nestes tipos de alimentos. Os estudos indicam que uma dieta rica neste tipo de gordura pode ajudar a assegurar uma boa saúde cognitiva, na medida em que aumenta o volume cerebral, melhora a circulação sanguínea, reduz inflamação, estabiliza o humor e previne a acumulação de placas tóxicas no organismo.
- Figos
Os figos são um fruto sazonal que completa de forma perfeita a dieta mediterrânica. Contém um elevado número de polifenóis antioxidantes, capazes de oferecer propriedades antibacterianas e antifúngicas. São igualmente uma boa fonte de potássio. Este é um mineral fundamental para auxiliar as funções cerebrais. Contém igualmente cálcio, magnésio, ferro e vitamina B-6, capazes de estimular a produção de neurotransmissores.