Conheça os 5 miradouros que revelam a riqueza paisagística da região portuguesa de Mação

Mação é muito mais do que se imagina, e a prova está aí, à vista de todos.

Além de tudo o que temos mostrado ao longo deste ano, que é tanto e tão inspirador, hoje queremos partilhar com todos os amantes da natureza cinco lugares extraordinários do concelho de Mação. Selecionámos apenas cinco porque o espaço é limitado e a lista é extensa, mas prometemos voltar aos miradouros de Mação em breve.

1. Miradouro do Bando dos Santos

É o miradouro mais conhecido de todo o concelho e fica localizado no coração do Bando dos Santos. Escusado será dizer que a vista é deslumbrante. «Com nuvens estamos acima do mundo. Sem nuvens, está o mundo aos nossos pés». A definição é do Andarilho (Sapo Viagens) e resume muito bem a magnitude deste lugar.

2. Miradouro da Pontão/Formosa

Se tivéssemos que escolher apenas um sítio para apreciar a beleza que circunda o Tejo na zona de Ortiga, este seria o local eleito. Com tempo favorável, dali se avistam territórios do concelho de Sardoal, a cidade de Abrantes, os campos de Alvega, a Barragem e o Castelo de Belver, a praia fluvial de Ortiga e, mais ao longe, a vila de Gavião, esta já em terras alentejanas.

3. Miradouro da Feiteira

Foi um dos últimos a ser ‘descoberto’ e divulgado, mas já é um dos pontos mais visitados e fotografados da Rota do Penhascoso. E não é para menos: o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural local ali instalou uma guitarra de grandes dimensões, reforçando o epíteto Penhascoso – ‘Aldeia do Rock’, assim como uma mesa e dois bancos, que convidam a uma pausa enquanto se apreciam as vistas ao redor.

4. Miradouro das Cruzianas

No limite nordeste do concelho, na freguesia de Envendos, próximo do famoso Pego da Rainha, encontramos um magnífico miradouro sobre os meandros do Ocreza e a imensidão das primeiras serranias da Beira Baixa. É o miradouro do Castelo Velho da Zimbreira, mas hoje queremos dar-lhe a conhecer um outro, não muito distante dali. O Miradouro das Cruzianas é outro ponto notável desta zona, com vistas soberbas sobre o vale e a foz do Ocreza, a barragem da Pracana e vastas áreas de floresta. Ainda assim, lá no alto, é o silêncio que impera.

5. Miradouro da Serra do Corvo

Entre as aldeias de Serra e Queixoperra encontra-se este miradouro, um dos pontos mais altos da Rota da Queixoperra. Apresenta uma vista desafogada sobre os primeiros campos do Ribatejo e torna-se especialmente mágico quando, no topo de uma escarpa com vários metros de altura, ali assistimos ao pôr-do-sol.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...