Faz exatamente 50 anos que o Volkswagen LT foi apresentado em Berlim. O irmão mais velho do VW Bus – que já se encontrava na sua segunda geração na altura – expandiu com sucesso a gama de produtos da fábrica de Hannover.
Volkswagen e Transporter: estes dois termos estão fortemente ligados desde o seu lançamento. No entanto, como não se destinava a cargas realmente grandes, a Volkswagen desenvolveu um modelo posicionado acima, para complementar a gama: um veículo de transporte de mercadorias no segmento das 2,8 a 3,5 toneladas. Quanto ao nome, a marca manteve-se simples e objetiva. O veículo passou a chamar-se apenas LT. A designação incluía os números 28, 31 e 35, correspondentes aos pesos brutos máximos admissíveis de 2,8 a 3,5 toneladas, respetivamente. Tal como no Transporter, a Volkswagen ouviu os desejos dos seus clientes também no caso do LT, disponibilizando-o desde início com duas distâncias entre eixos e duas alturas de tejadilho. O modelo estava disponível como furgão, transporte de passageiros, cabina simples e dupla.
Durante o desenvolvimento, foi decidido que a relação entre área de circulação e área útil deveria ser ainda melhor do que a do Transporter com motor traseiro. Para isso, os engenheiros da Volkswagen conceberam um veículo com o design compacto de cabina sobre o motor. O motor foi colocado na dianteira, mantendo a tração no eixo traseiro. Sem o motor na traseira, todo o espaço de carga podia ser aproveitado. Ainda assim, o LT manteve-se compacto: em comparação com o T2, o LT cresceu apenas 34 cm em comprimento e 30 cm em largura. No entanto, graças ao novo conceito de espaço, com 7,85 metros cúbicos de volume de carga, oferecia mais de 50% de capacidade adicional.
A Volkswagen destacou-se também pela atenção dada à ergonomia, até então bastante negligenciada nos veículos comerciais. A cabina foi desenvolvida com a ajuda de especialistas em ergonomia. Graças a esta colaboração, por exemplo, os comandos foram posicionados junto ao condutor, o para-brisas era de grandes dimensões e os espelhos retrovisores exteriores foram aumentados significativamente.
Entre outros elementos, o conforto de condução foi garantido por uma suspensão independente no eixo dianteiro, algo que continuava a não ser comum no segmento, mesmo vários anos após o lançamento do LT. Inicialmente, o modelo da Volkswagen estava disponível com um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros (com 55 kW/75 cv), ou com um motor diesel Perkins de quatro cilindros e 2,7 litros, com 48 kW (65 cv). Em 1979, a Volkswagen substituiu este último pelo seu primeiro motor diesel de seis cilindros. Embora o novo motor de 2,4 litros produzisse apenas mais oito cavalos no LT em comparação com o anterior, oferecia significativamente mais binário e funcionava com grande suavidade.
O LT recebeu vários restylings ao longo dos anos. Aqui ficam alguns exemplos:
1983:
Motor diesel de seis cilindros com turbocompressor e 75 kW (102 cv). O LT tornou-se assim o comercial ligeiro mais potente da Europa.
Motor a gasolina de seis cilindros com 66 kW (90 cv)
Nova posição de montagem do motor, criando espaço para um terceiro banco na cabina
Novo painel de instrumentos
Terceira distância entre eixos disponível, permitindo plataformas até 4,6 metros de comprimento
1985:
LT 55 com peso bruto de 5,6 toneladas
LT 35 disponível com eixo traseiro de rodado simples
Tração integral 4×4 comutável
Restyling com faróis retangulares, substituindo os circulares anteriores
1993:
Restyling com nova grelha do radiador e elementos decorativos junto aos farolins traseiros
Motor diesel com intercooler otimizado, com 70 kW (95 cv)
Graças à sua qualidade e fiabilidade, aliadas a uma grande área útil em dimensões compactas, o LT tornou-se também uma base muito popular para autocaravanas. Ainda hoje, muitas continuam em circulação. Por isso, não foi surpresa quando, em 1988, para além da compacta California baseada na terceira geração do Transporter (T3), a Volkswagen apresentou também uma autocaravana baseada no LT: a Florida, uma autocaravana totalmente equipada para quatro pessoas, com casa de banho incluída.
Após 21 anos e mais de 470.000 unidades produzidas, em 1996 chegou a altura de apresentar um sucessor.
1996: Segunda geração do LT
Depois de 21 anos, a 1º era do popular veículo de mercadorias chegou ao fim. Tal como aconteceu na transição do T3 para o T4, também a passagem do LT1 para o LT2 marcou o início de uma nova era. O LT2 foi o primeiro novo modelo a ser lançado pela recém-criada marca Volkswagen Veículos Comerciais (VWN) em Hannover, fundada em 1995. O desenvolvimento deste modelo, e das gerações seguintes, foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz.
Os motores diesel passaram a estar montados longitudinalmente. A entrada era muito mais baixa, permitindo aceder facilmente à parte traseira da zona de carga ou de passageiros a partir do espaço entre os bancos da frente.
A fórmula de sucesso da Volkswagen, de oferecer aos clientes uma vasta gama de configurações, manteve-se no LT2. Estavam disponíveis furgões, transporte de passageiros, plataformas, cabinas simples e duplas, com três distâncias entre eixos e pesos brutos entre 2,6 e 4,6 toneladas.
Outro ponto forte eram os motores TDI, já muito populares: eficientes, potentes e fiáveis. Em 2002, a Marca transformou o LT2 num veículo “express” com um novo motor diesel de quatro cilindros e 2,8 litros. Com 116 kW (158 cv) e 331 Nm de binário, apresentava valores recorde no segmento.
A produção na fábrica de Stöcken terminou em 2006, após quase 340.000 unidades.
2006: O Crafter
Baseado no conceito do seu antecessor, o Crafter chegou ao mercado em 2006 – com design renovado e uma construção completamente nova. Isso ficou claro também no nome: Crafter passou a simbolizar um ajudante dinâmico no trabalho, “alguém que mete mãos à obra”.
A versão mais impressionante foi, sem dúvida, o Crafter 4MOTION com tração integral, apresentado em 2012. Com diferencial bloqueável, suspensão elevada, pneus todo-o-terreno e proteção inferior completa, o Crafter 4MOTION demonstrou as suas capacidades como veículo de apoio no Rali Dakar 2012.
Durante dez anos, o Crafter foi produzido em inúmeras variantes, mais de 480.000 unidades vendidas confirmam o sucesso da terceira geração.
2016: O novo Crafter – 100% Crafter, 100% Volkswagen
Em 2016, a Volkswagen Veículos Comerciais revelou a segunda geração do Crafter. Um veículo totalmente desenvolvido internamente, para o qual foi construída uma nova fábrica em Września, na Polónia.
Durante o desenvolvimento, os especialistas da Marca ouviram os clientes como nunca antes – convidando-os a participar ativamente no processo. Engenheiros de Hannover acompanharam condutores no seu dia a dia, recolhendo feedback diretamente nos locais de trabalho.
O resultado foi provavelmente o veículo mais completo e versátil do segmento C/D dos comerciais ligeiros. Para além das diversas carroçarias, o Crafter passou a estar disponível pela primeira vez com tração dianteira, traseira ou integral. Com uma condução semelhante à de um automóvel de passageiros e uma gama inédita de sistemas de segurança e assistência, tornou-se a nova referência do segmento. Peso bruto até 5 toneladas, volume de carga até 18,4 m³ e uma enorme variedade de motorizações e versões garantem soluções à medida para todo o tipo de necessidades.
Logo no lançamento, o Crafter foi distinguido como “Veículo Comercial do Ano 2017” por um júri internacional de jornalistas de 24 países.
Algum tempo depois, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a autocaravana ‘Grand California’, alargando ainda mais a gama.
2024: O novo Crafter – mais segurança, mais conforto, o mesmo preço
O novo Crafter vem agora equipado de série com o painel de instrumentos digitais – o “Digital Cockpit”. O elemento central do habitáculo é o novo ecrã tátil de 10,4 polegadas (ou opcionalmente 12,9”), com o sistema de infotainment mais recente da Volkswagen. Este sistema apresenta uma nova interface gráfica e navegação intuitiva. Inclui ainda controlo de voz online com integração do ChatGPT.
Foram redesenhados o travão de mão (agora elétrico), o seletor da caixa automática, os comandos da iluminação, os botões da consola central e todas as saídas de ventilação.
A gama de sistemas de assistência de série foi significativamente alargada: ‘Front Assist’ (travagem de emergência com deteção de ciclistas e peões), ‘Lane Assist’ (assistente de manutenção na faixa), reconhecimento de sinais de trânsito, limitador de velocidade, sensores dianteiros/traseiros de estacionamento e câmara traseira passam a estar incluídos de série. Pela primeira vez, o sistema ‘Travel Assist’ passa a estar disponível como opção, juntamente com o ‘Emergency Assist’.